No momento, você está visualizando Fundo Brasil lança edital para apoiar segurança de defensoras e defensores de direitos humanos

Fundo Brasil lança edital para apoiar segurança de defensoras e defensores de direitos humanos

Está aberta até as 18h do dia 1º de setembro (horário de Brasília) a chamada pública do edital Segurança Integral de Defensoras/es de Direitos Humanos: Apoiando a Linha de Frente em Defesa da Democracia, promovido pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos com apoio da Fundação Ford e da Porticus. Serão selecionadas 21 organizações, grupos ou coletivos que atuam na defesa de direitos humanos em contextos de risco, com apoio de até R$ 60 mil por projeto e execução prevista em até 12 meses.

A iniciativa tem como foco fortalecer capacidades institucionais voltadas à proteção e autoproteção, estimulando uma cultura organizacional de segurança integral. O edital contempla quatro dimensões de segurança: física, psicossocial, digital e organizacional. Podem ser apoiadas desde ações de cuidado e saúde mental até a implementação de planos de segurança, diagnósticos de risco, formações e aquisição de equipamentos.

Organizações com pouca ou nenhuma fonte de financiamento, e que atuam em territórios de maior vulnerabilidade, serão prioridade, especialmente aquelas voltadas à defesa dos direitos de povos indígenas, quilombolas, população negra, mulheres, juventudes, LGBTQIAP+, movimentos periféricos, entre outros grupos historicamente afetados por múltiplas violências.

Para dúvidas sobre o edital, o contato deve ser feito pelo e-mail: edital@fundobrasil.org.br. Já dúvidas técnicas sobre o sistema de envio devem ser direcionadas a portal.suporte@fundobrasil.org.br.

Deixe um comentário