No dia 7 de dezembro de 1999, em São Paulo, 19 profissionais de captação de recursos se reuniram em uma sala da Fundação Getulio Vargas para fundar oficialmente a ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Hoje, exatos 15 anos depois, celebramos o crescimento e reconhecimento da ABCR, que se apresenta cada vez mais ativa no país, promovendo uma sociedade mais forte e sustentável, defendendo politicamente a profissão e as organizações, e promovendo, ou participando, de iniciativas de excelência, como o Festival ABCR, o Prêmio Brasileiro de Captação e o #diadedoar.
Celebraremos a ABCR neste texto e nos que serão publicados nos próximos dias, até o ponto máximo da comemoração dos nossos 15 anos, esta semana, com a publicação online da Revista ABCR, composta por artigos que retratarão nossa história com textos que debaterão a profissão, a doação e as organizações da sociedade civil.
Passados os 15 anos de fundação da ABCR, contamos hoje com um cadastro de quase quatro mil profissionais de captação de recursos, dos quais mais de 500 são membros ativos da Associação, e estão presentes em todos os Estados do país. Criamos Núcleos Regionais, atualmente com representantes em 10 Estados, e também consolidamos o trabalho de disseminação de conhecimento na área, alcançando mais de 50 mil pessoas todos os meses com nosso boletim semanal e pelas mídias sociais.
Após a reunião do dia 07 de dezembro de 1999 que criou a ABCR, um outro encontro foi realizado no dia 12 de abril do ano seguinte, no Mackenzie, em São Paulo, para eleição da primeira das cinco Diretorias que viriam a liderar a Associação.
Para lembrar este momento histórico, e em homenagem a nossos primeiros líderes, republicamos abaixo a ata da reunião do dia 12, relatada pela associada e fundadora Elisa Larroudé:
* * *
ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA – REALIZADA EM 12.04.2000
Aos doze dias de abril de 2000, às 19:00 horas, na Rua da Consolação, 896, 9º andar, Salão Nobre da Reitoria, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, reuniram-se os associados promotores da ABCR que, a final, assinam a presente ata. Para assumir a presidência da reunião, foi eleito por unanimidade de votos dos presentes o Sr. Arnaldo Antonio Cersossimo Filho, que convidou a mim, Elisa Rodrigues Alves Larroudé, para secretariá-la.
Iniciados os trabalhos, o Senhor Presidente declarou que esta Assembléia Geral Ordinária tinha como propósito eleger os membros da Diretoria, conforme Edital de Convocação publicado previamente na rede de discussão (fundbr@egroups.com), e que segue anexo à presente. Informou que uma única chapa havia se apresentado para candidatura (“chapa proposta”), assim composta: Custódio Filipe de Jesus Pereira – Presidente, Carla Glufke Reis da Nóbrega – Vice-Presidente, Christina Murachco – Tesoureira e Elisa Rodrigues Alves Larroudé – Secretária.
A seguir, o Presidente deu iniciou à votação, apurando tanto os votos dos presentes como os votos previamente manifestados por fax ou por e-mail, nos termos do edital de convocação. Concluída a apuração, o Presidente declarou que a chapa proposta foi eleita para os correspondentes cargos da Diretoria, por unanimidade de votos.
Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente ofereceu a palavra a quem dela quisesse fazer uso, e como ninguém se manifestasse, declarou encerrados os trabalhos, suspensos pelo tempo necessário à lavratura desta ata, que lida e achada conforme, foi por todos assinada. (a.a.) Arnaldo Antonio Cersossimo Filho – Presidente; Elisa Rodrigues Alves Larroudé – Secretária; Carla Glufke Reis da Nóbrega; Cristina Murachio; Maria Célia Meirelles Toledo Cruz; Jorge José da Costa Netto; Ricardo de Souza Santos Falcão e Carlos de Britto Pereira Neto.
* * *
Quem quiser saber mais sobre os primórdios da fundação da ABCR pode fazer uma leitura histórica dos e-mails trocados a partir de 1999, que estão acessíveis na página https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/fundbr/info.