Faltam poucos dias para as eleições para o Conselho Fiscal e chegou a hora de conhecer os candidatos a uma das três vagas disponíveis. Cada um deles compartilhou sua biografia e as razões pelas quais está concorrendo ao cargo. Saiba mais sobre os oito profissionais que aspiram contribuir com a governança da ABCR nos próximos anos.
Daniela Weiers
Administradora de Empresas e Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP. Daniela possui mais de 20 anos de experiência em gestão e desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil. Há 4 anos está como Gerente de Operações e Programas do Synergos Brasil e o representa no Comitê Consultivo Colaborativo da Plataforma Conjunta. Ao longo de sua carreira atuou com temas como captação de recursos, gestão administrativa e financeira, gestão de projetos, desenvolvimento institucional em organizações sem fins lucrativos, além de atuar também como consultora para OSCs e investidores sociais. Foi membro do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo da ABCR, tendo apoiado, entre outros projetos, os processos de planejamento e controle financeiros, ações de advocacy e o Festival ABCR.
Por que você está se candidatando ao conselho fiscal?
Considero que a ABCR tem um papel muito valioso no desenvolvimento dos profissionais de captação de recursos e também no fortalecimento do campo da sociedade civil. Gostaria de contribuir com minha experiência em gestão de OSCs para ampliar a eficiência e transparência na gestão dos recursos da ABCR, que são fatores importantes para seu próprio fortalecimento.
Eduardo Filho
Empresário, empreendedor Social, gestor e especialista em Terceiro Setor. Atualmente é o diretor geral da EF Grupo, atuando com prestação de serviços e consultoria em Gestão de Parcerias e Patrocínios e para as organizações da sociedade civil na área da saúde e assistência social. Possui 48 anos, é paulistano e há 20 anos é residente e domiciliado na Cidade de Curitiba – PR.
Por que você está se candidatando ao conselho fiscal?
Ao me candidatar eu espero cooperar com a ABCR, principalmente no seu propósito de potencializar as organizações da sociedade civil e o terceiro setor, cooperando com seu desenvolvimento contínuo.
José Carlos Constantino
Contador de formação, natural de Recife (PE), noivo e pai de Nickolas. Mora em Blumenau (SC) há oito anos, trabalha desde 2019 no CERENE, uma comunidade terapêutica, que oferece tratamento à dependência química há 35 anos em Blumenau. É associado ABCR desde 2020 e integra o Núcleo ABCR/SC. Responsável da CNSM Investimento Social LTDA, onde atua na mobilização de recursos para o CERENE e outras OSCs de Blumenau, Rio do Sul e Florianópolis.
Por que você está se candidatando ao conselho fiscal?
Por desejar contribuir com meus dons na ABCR, colaborando e apoiando a nova gestão.
Sempre gostei de participar de diretorias de entidades, hoje integro o CMDCA/Bnu, Comitê Cooperativo da Viacredi e Grupos da Igreja Luterana em Blumenau.
Loriberto Filho
Professor, pesquisador, palestrante e consultor. É Doutor em Administração (UFSC) e Mestre em Contabilidade (FURB). Sócio da Orplan Solutions, sua experiência com organizações do Terceiro Setor iniciou em 1995. Associado da ABCR, atua como voluntário em várias OSCs e é responsável pelo canal Dádiva e Gratidão Podcast, que apresenta organizações e movimentos da região.
Por que você está se candidatando ao conselho fiscal?
Muito além de fiscalizar as contas, é ser ponto de apoio na gestão da ABCR, para que as funções e responsabilidades sejam cumpridas conforme previsão estatutária, visando o crescimento sustentável da ABCR.
Marcelo Estraviz
Empreendedor, filantropo e escritor, é fundador e ex-presidente da ABCR. Autor de diversos livros. Criador do Selo Doar, do Prêmio Melhores ONGs, do Instituto Doar, do #diadedoar e de diversas iniciativas sociais. Capacitou e mentorou milhares de pessoas no Brasil e América Latina. É sócio-diretor da Certificadora Social.
Por que você está se candidatando ao conselho fiscal?
Para ajudar a ABCR a crescer em número de associados e continuar presente, senti a vontade de integrar o conselho fiscal. Essa posição permite que eu contribua com os números e participe de reuniões mesmo estando em outro país. A decisão foi tomada de maneira espontânea, mas sempre com o intuito de ajudar desde o primeiro momento.
Marcelo Vieira
Tem 25 anos, é profissional graduado em Administração, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Durante mais de quatro anos atuou com relações governamentais, concentrando seus esforços na obtenção de emendas parlamentares, especialmente na área da saúde, em que já soma mais de R$ 200 milhões em projetos coordenados. Lidera projetos e trabalha na captação de recursos por meio de eventos e campanhas. Paralelamente, presta consultorias de captação de recursos na implantação de processos e execução de convênios.
Por que você está se candidatando ao conselho fiscal?
Tenho interesse em me candidatar ao conselho da ABCR para contribuir ativamente com a organização, especialmente por meio do conselho fiscal. Como profissional jovem, vejo essa oportunidade como uma forma de unir minha energia e entusiasmo com a vontade de promover avanços significativos para toda a comunidade de captadores de recursos.
Ronald Fábio de Paiva Campos
Ao longo de sua carreira, tem dedicado seu trabalho tanto à educação quanto ao terceiro setor, desempenhando papéis de gestor, consultor, professor e palestrante, com foco na governança e sustentabilidade. Possui formação em Informática pela UNP, especialização em Gestão de Recursos Humanos pela UFRN e mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Estratégia Empresarial, também pela UFRN. No terceiro setor, além de consultor, é CTO na ECO Consultoria, atuando no desenvolvimento de estratégias tecnológicas para auxiliar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) na gestão e captação de recursos, sempre com foco no impacto social e na inovação das instituições. É membro do comitê científico e coordenador do GT de Inovação e Tecnologia da ABCR, onde continua comprometido em promover a eficácia e o impacto positivo das organizações do terceiro setor.
Por que você está se candidatando ao conselho fiscal?
Estou me candidatando ao conselho fiscal da ABCR para contribuir com a nova gestão que será estabelecida para o ciclo 2024-2027. Acredito firmemente que uma gestão eficaz e a sustentabilidade financeira são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Com minha experiência em gestão e meu compromisso com a responsabilidade financeira, estou motivado a ajudar que a ABCR opere de forma transparente, responsável e sustentável. Estou determinado a ajudar na implementação de políticas e práticas financeiras que promovam a estabilidade e o crescimento de longo prazo da organização, enquanto protegem os interesses de seus membros.
Sandra Helena Pedroso
É doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais na Universidad de Ciéncias Empresariales Y Sociales, de Buenos Aires (Argentina), mestre em Sistema de Gestão de Projetos com foco em Responsabilidade Social pela Universidade Federal Fluminense e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula/RJ. É consultora e especialista em Terceiro Setor, Empreendedorismo, Políticas Culturais e de Incentivo Fiscal. Lidera o GT de Economia Criativa e Cultura da ABCR.
Por que você está se candidatando ao conselho fiscal?
Porque acredito que eu possa contribuir com a continuidade da transparência e da governança da ABCR.
O que faz o Conselho Fiscal
De acordo com o estatuto da ABCR, compete ao Conselho Fiscal:
I – examinar os livros de escrituração, balanços e contas da ABCR;
II – opinar sobre os balanços e relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas, emitindo pareceres para os organismos superiores da organização;
III – sugerir providências úteis à Administração Financeira da ABCR;
IV – acompanhar o trabalho de eventuais auditores externos independentes.