As eleições para os conselhos da ABCR se aproximam e uma chapa composta por nove associados está confirmada como a única candidata para mandato 2024-2027 do Conselho Deliberativo. Os integrantes da chapa responderam a um conjunto de perguntas enviadas pela ABCR para apresentar suas principais prioridades, objetivos e estratégias de gestão. Segundo seus representantes, a chapa está focada em “tornar a ABCR a mais representativa, influente e respeitada associação de conexão dos captadores de recursos do território nacional no fomento de uma comunidade inovadora e colaborativa em prol da valorização e reconhecimento da profissão”.
Confira abaixo mais informações sobre a chapa:
1- Valorizar e construir reconhecimento na sociedade sobre a profissão captador de recursos e seu papel para um mundo de generosidade
2- Criar condições para que o campo da captação de recursos se desenvolva de maneira saudável e ética.
3- Fomentar oportunidades junto à cultura de doação que alavanquem a cultura de captação no Brasil.
4- Ampliar a atuação da ABCR junto ao Estado em prol do respeito, reconhecimento legal e regulamentação do papel do captador de recursos no âmbito municipal, estadual e federal.
1- Inserção na sociedade: ampliação da inserção da ABCR como uma entidade representativa e atuante em debates nacionais e internacionais de relevância para captadores de recursos. A proposta é que a partir deste pilar, a ABCR seja reconhecida pela sociedade civil e pelo Estado como a entidade que fala em nome dos profissionais da área e desenvolve um trabalho de incidência política que represente os interesses dos seus associados.
2- Impulsionamento regional: a regionalização significa posicionar a associação junto a seus associados, levando em consideração suas especificidades e características próprias de atuação em cada localidade. A partir deste pilar, criaremos condições e mecanismos para que as diversas regiões do Brasil se sintam representadas e participantes do processo de construção da cultura de captação.
3- Base associativa: este terceiro pilar representa a força de geração de valor efetivo para os associados, gerando oportunidades de participação, formas de reconhecimento e sentimento de pertencimento. Dessa forma, a ABCR terá condições efetivas de crescer sua base de associados a partir do desejo genuíno de contribuir, por ver o valor da sua anuidade bem investida, mas também reconhecendo o papel do profissional na sociedade em geral.
O associado é a razão da ABCR existir. Por isso, o próximo mandato acredita que a grande força de participação está em criar oportunidades de dar voz aos desafios vividos por eles no exercício de sua profissão. Inicialmente, pretendemos fortalecer o papel das lideranças voluntárias de grupos de trabalhos e núcleos regionais e, a partir dessas lideranças, criar consultas periódicas aos associados sobre o desempenho da associação frente aquilo que a direciona. Além disso, iremos realizar pesquisas e estudos sobre os temas relevantes que impactam no trabalho do captador de recursos.
O planejamento estratégico dos próximos anos levará em conta a centralidade da comunicação direcionada à transparência, implantando as seguintes ações:
1. Reunião aberta de escuta com a participação dos associados no momento de escolha e definição das atividades que irão materilizar seus objetivos.
2. Reuniões semestrais de apresentação de relatórios parciais sobre o andamento dos objetivos.
3. Elaboração de relatório anual com apresentação dos indicadores de desempenho do que a associação se propôs a realizar.
Flavia Lang Revkolevsky é uma empreendedora criativa na área de captação de recursos que ajuda ONGs a desenvolverem relacionamentos significativos com doadores individuais para tornar o mundo um lugar mais verde, seguro e justo para todos. Ela é apaixonada por encontrar maneiras de inspirar, engajar e mobilizar as pessoas para contribuir com as causas que mais importam e ajudar captadores de recursos a encontrar seu próprio propósito para prosperar. Durante os últimos 25 anos, ela cofundou dois negócios, uma consultoria e um projeto para inovar e responder aos desafios de captação de recursos no Brasil, bem como ocupou vários cargos de liderança executiva de captação de recursos para organizações internacionais como Greenpeace, CARE e Plan International.Atualmente lidera a Tools4Change Brasil, empresa de captação de recursos especialista em F2F em fase de diversificação de atividades. Flavia é cofundadora da Conexão Captadoras. Também é palestrante em eventos nacionais e internacionais e voluntária da ABCR há mais de 15 anos, liderou o comitê científico por 10 anos e atualmente compartilha da liderança do GT de indivíduos.
Danilo Jungers é graduado em Marketing, Pós-Graduado em Gestão do 3º Setor e com MBA em Administração de Empresas pela FGV. Fundador do GEATS-CRA/SP (Grupo de Excelência de Administração do Terceiro Setor). Trinta anos de experiência como Consultor em Captação de Recursos, dedicados a mais de 170 Organizações da Sociedade Civil. Palestrante e Professor de Pós-Graduação na área de Captação de Recursos e Marketing Social. Sócio da Jungers Consultoria, empresa especializada em Gestão e Captação de Recursos.
Ana Flávia Godoi é fundadora da Conexão Captadoras, rede colaborativa entre mulheres na captação e que proporciona ambiente acolhedor para todas as profissionais. Nos últimos 25 anos, ela vem trabalhando para fortalecer a profissão de captador de recursos para o terceiro setor e na construção de propósito comum entre grandes doadores, investidores sociais privados e organizações sociais. a primeira brasileira a palestrar sobre captação com empresas na maior conferência de captação de recursos do mundo – AFP ICON em 2019 nos Estados Unidos, palestrando novamente nos últimos quatro anos. Também tornou-se palestrante na International Fundraising Conference – IFC realizada pela Resource Alliance na Holanda nos últimos dois anos. No Brasil, ela já ministrou workshops, palestras e treinamentos para captadores de recursos de mais de 1.500 organizações sociais e institutos empresariais. Atualmente é professora associada da Rede Filantropia, palestrante voluntária da ABCR e fundadora da AFG Consultoria, atuando junto a negócios e organizações sociais na conquista de sua sustentabilidade financeira, seja por recursos nacionais ou internacionais.
Nailton Cazumbá é bacharel em Ciências Contábeis, com Pós-graduação em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor, em Auditoria e Controladoria. Contador, Auditor e Consultor especialista em Organizações do Terceiro Setor com atuação há mais de 28 anos nas áreas contábil, tributária, financeira, gestão de parcerias e prestação de contas, Leis de Incentivo, Compliance, governança e gestão. Professor, Palestrante e Instrutor de Cursos. Sócio da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento, membros da IGF Auditores e Consultores Independentes, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Captação de Recursos – ABCR
Suellen Moreira é diretora de Desenvolvimento Institucional da Orquestra Ouro Preto, Vice-Presidente da Casa Nutri e consultora especializada em leis de incentivo fiscal para o Terceiro Setor pela Sociat Consultoria. Formada em Administração e pós-graduada em Gestão de Projetos, acumula 15 anos de experiência na área e tem cursos, palestras e artigos publicados sobre o tema.
Néviton Alves é graduado em Enfermagem e Licenciado em Ciências Biológicas, Pós-Graduado em Administração do Terceiro Setor pela Uninter, Fundador e Diretor Presidente da Casa do Cuidado Humano atuando há 12 anos no Terceiro Setor.
Ana Carolina Carrenho é advogada, doutoranda em direito, empreendedora por natureza, abriu escritório próprio há mais de 20 anos, atuante no terceiro setor e nas questões atreladas a captação de recursos para organizações da sociedade civil brasileiras e internacionais.
Ricardo de Souza Santos Falcão é consultor internacional com 50 anos dedicados ao gerenciamento, elaboração, avaliação de projetos, captação de recursos e financiamento na iniciativa privada e ESG (responsabilidade social), atuando nas Organizações das Nações Unidas- ONU e como Senior Program Officer da United States Agency for International Development – Governo Americano e em organizações da sociedade civil no Brasil, África e América Latina. Formado em economia, é professor do MBA da LARES/UFRJ em Terceiro Setor e Responsabilidade Social. Autor do livro: Elaboração de Projetos e sua Captação de Recursos – Editora Nova.e.
Thalita Salgado é formada em Administração, com MBA em Gestão de Negócios e especialista em Gestão de Organizações da Sociedade Civil. Possui uma ampla experiência profissional voltada a atendimento ao cliente, marketing direto e área comercial. Há mais de 12 anos, atua em Organizações da Sociedade Civil. Já atuou em diversas organizações como Fundação Abrinq, Teto Brasil, Habitat para a Humanidade, Fundação Dorina Nowill e atualmente está como diretora de captação de recursos da Anistia Internacional Brasil. Também tem apoiado o desenvolvimento institucional e a área de captação de recursos em algumas organizações de forma voluntária. Está associada à ABCR e é membro da Conexão Captadoras.