No momento, você está visualizando Lançamento do Dia de Doar 2025 marca transição de liderança e anúncio de edital para campanhas comunitárias

Lançamento do Dia de Doar 2025 marca transição de liderança e anúncio de edital para campanhas comunitárias

Campanha liderada no Brasil pela ABCR acontecerá no dia 02 de dezembro

Foi dada a largada para a mobilização do Dia de Doar 2025, que neste ano será celebrado em 2 de dezembro. O evento de lançamento, realizado na manhã desta terça-feira (23), reuniu lideranças sociais de todo o país para celebrar o início da campanha e anunciar duas novidades importantes: a transição da coordenação nacional e o lançamento do 5º Edital de Apoio à Filantropia Comunitária, que vai financiar 25 campanhas locais com R$ 1 mil cada.

Durante o evento, João Paulo Vergueiro, atual diretor do Dia de Doar para a América Latina e o Caribe, fez uma fala sobre a trajetória do movimento no Brasil. Ex-diretor executivo da ABCR e um dos principais responsáveis pela implementação da campanha no país, JP destacou o protagonismo brasileiro dentro do movimento global Giving Tuesday, presente hoje em mais de 110 países. Segundo ele, o Brasil é um dos lugares onde o Dia de Doar mais se capilarizou, chegando às comunidades e inspirando ações locais autênticas. JP também celebrou o impacto internacional do modelo brasileiro, que inspirou, por exemplo, a criação de editais e cursos semelhantes em países vizinhos. 

Lideranças comunitárias que já participaram de campanhas anteriores também compartilharam suas experiências. Em Salvador (BA), o Coletivo Resistência Preta organiza a campanha “Você tem fome de quê?”, com doação de cestas básicas e promoção de debates sobre segurança alimentar. Este ano, planejam distribuir mil quentinhas para pessoas em situação de rua.

Já em Itajaí (SC), a Associação Madre Teresa criou o movimento Doa Itajaí, com foco na capacitação de organizações locais. A campanha conta com a colaboração de diversas entidades e inclui seminários, eventos culturais e ações em escolas — com direito a edição local do Dia de Doar Kids.

Inscrições abertas para o edital de campanhas comunitárias

O grande destaque do lançamento foi a apresentação do 5º Edital de Apoio à Filantropia Comunitária, que vai selecionar 25 campanhas comunitárias em diferentes regiões do Brasil para receber R$ 1.000 de apoio financeiro. O edital é voltado a iniciativas que mobilizam recursos da comunidade para a própria comunidade, promovendo ações de generosidade em bairros, cidades ou causas específicas.

Podem se inscrever pessoas físicas, organizações sem fins lucrativos ou empresas, mesmo sem formalização jurídica, desde que tenham uma proposta de mobilização local para o Dia de Doar. As inscrições vão até 23 de outubro, com anúncio dos selecionados em 30 de outubro. 

As campanhas selecionadas receberão mentorias coletivas com especialistas para fortalecer a mobilização em suas comunidades. Ainda haverá acompanhamento por um grupo de WhatsApp, para uma prestação de contas simplificada com fotos, vídeos e recibo padrão. O edital é promovido pela ABCR e pelo Movimento por uma Cultura de Doação com apoio do Movimento Bem Maior, Joana Mortari, Everest,  Instituto Phomenta e Prosas.

Acesse o edital completo e inscreva sua campanha: https://forms.gle/jJPyf6m34bcHrMDSA

Transição de liderança para o MCD

Durante o evento, foi anunciada a transferência da liderança do Dia de Doar da ABCR para o Movimento por uma Cultura de Doação (MCD), organização que desde o início esteve envolvida na campanha e atua para ampliar a prática da doação no país. A mudança começa a valer a partir de 2026. A presidente do Conselho da ABCR, Flavia Lang, reforçou o papel que a Associação desempenhou desde o início do Dia de Doar no Brasil e o trabalho conjunto ao longo da última década. “Essa parceria, junto com todos os apoiadores, parceiros e investidores, fez com que a gente transformasse juntos o Dia de Doar, não só num exemplo pontual, mas nesse símbolo nacional de cultura de doação”.

Ela também enfatizou o compromisso da ABCR com o fortalecimento da infraestrutura da doação no Brasil, especialmente ao apoiar a formação e valorização dos captadores de recursos. “É parte da essência da ABCR apoiar a cultura de doação e continuar fortalecendo a infraestrutura do setor, apoiando os captadores a se desenvolverem, porque quanto mais captadores desenvolvidos a gente tem aqui no Brasil, mais forte também fica a cultura de doação”.

A fundadora e coordenadora do Movimento por uma Cultura de Doação (MCD), Joana Mortari, também participou do evento e falou sobre a atuação do Movimento. “Nós somos um grupo bastante grande, diverso, são mais de 400 pessoas e organizações espalhadas pelo Brasil, e a gente quer mais pessoas e organizações mais espalhadas ainda, sempre. A nossa ideia principal é promover a cultura de doação, queremos um Brasil mais doador, pessoas mais conscientes da importância da doação, da importância da doação para a independência financeira das organizações da sociedade civil e, consequentemente, para a nossa democracia”. 

Ferramentas de IA para facilitar a mobilização

Em parceria inédita com o Dia de Doar, a SUL Inteligência para Impacto, organização que atua com inteligência artificial aplicada ao setor social,  lançou um guia com 40 prompts de IA específicos para campanhas do Dia de Doar — com sugestões de textos para redes sociais, roteiros de vídeo, e-mails, narrativas e outros formatos que podem ser gerados por plataformas como ChatGPT. A ideia é apoiar quem está na ponta, com poucos recursos, a usar a inteligência artificial de forma ética, criativa e útil para mobilizar mais pessoas. O guia está disponível no LinkedIn

Gentileza e generosidade

O lançamento também teve apresentação da Semana Nacional de Educação para a Gentileza e Generosidade, liderada por Marina Pechlivanis. A semana, que começa em 1º de outubro, funciona como um “esquenta” para o Dia de Doar, com materiais educativos e ações voltadas à formação de valores desde a infância. 

Marina apresentou o site da campanha — gentilezagenerosidade.org.br — e explicou o funcionamento da plataforma. “Todos os materiais são gratuitos, disponíveis para toda a população, e o nosso objetivo é essa mobilização”. Entre os materiais disponíveis, estão apresentações, posts, músicas, releases para imprensa e conteúdos voltados a públicos específicos como imprensa, família, escola e ambientes de trabalho.

Uma das novidades para 2025 é a parceria com o grupo Barbatuques, que lançará músicas inéditas para animar a semana: “Esse ano a gente tem a participação especial dos Barbatuques, que são nossos apoiadores culturais, e todo dia a gente vai ter uma música dos Barbatuques para alegrar, para animar, para mobilizar essa nossa Semana Nacional”.

Próximas datas da campanha

A campanha do Dia de Doar 2025 terá uma programação nacional de encontros formativos e ações de mobilização ao longo dos meses de outubro e novembro, com o objetivo de preparar organizações, lideranças comunitárias e comunicadores para ampliar o impacto da data. As atividades incluem debates sobre comunicação, captação, prestação de contas e visibilidade nas mídias, sempre com foco na prática da generosidade como valor coletivo.

Entre os destaques do calendário estão: em 7 de outubro, uma conversa com o Selo Social sobre um case de sucesso em captação de recursos; em 21 de outubro, um encontro com o time da GRPCOM sobre o que não pode faltar na comunicação para conseguir doações; em 4 de novembro, uma live dedicada à nova edição da Pesquisa Doação Brasil em parceria com o IDIS; em 11 de novembro, o Instituto Phi falará sobre a experiência de iluminação de monumentos públicos; e em 18 de novembro, o Instituto Phomenta abordará a mobilização de recursos com ousadia — do primeiro contato até a prestação de contas. A grande celebração nacional acontece em 2 de dezembro, data oficial do Dia de Doar em 2025.Para mais informações, acesse www.diadedoar.org.br

Deixe um comentário