Boas práticas em e-mail marketing são necessárias para a mensagem não virar spam.
Você certamente sabe a importância de ter um bom relacionamento com seu público, nesse caso, pessoas doadoras. Atualmente, possuímos diversas formas de conversar e chegar até elas, mas mesmo com o avanço de diversas tecnologias, o e-mail continua sendo um meio de comunicação bastante efetivo por ser mais direto.
O e-mail é utilizado por 53% da população mundial. De acordo com dados do Statista – empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores -, 4,14 bilhões de pessoas ao redor do mundo utilizaram o e-mail em 2021. A previsão para 2025 é que esse número chegue a 4,59 bilhões.
Enviar mensagens via e-mail, além de ter um custo menor, é um dos meios mais certeiros, já que você pode selecionar exatamente quem irá receber sua mensagem. Por exemplo, dá para enviar uma mensagem diferente para cada grupo que deseja atingir, como: associados da sua organização, não associados, outras OSC’s, pessoas doadoras ou futuras doadoras, etc.
A ferramenta começou a ser utilizada nos anos 70, quando o gerente de marketing digital da Digital Equipment Corp, Gary Thuerk, enviou 400 e-mails a fim de promover os computadores da empresa, o que deu muito certo e acabou resultando em 13 milhões de dólares em vendas. Mas foi apenas em 1990 que o e-mail marketing se massificou na internet.
A massificação do meio, foi o que realmente abriu as portas para uma nova forma de comunicação, mas também para o surgimento dos spams. A partir de então, o mercado passou a entender que para fazer um e-mail marketing efetivo e que não caia na caixa de spam, é necessário seguir boas práticas.
Confira algumas dicas de boas práticas indicadas para e-mail marketing, além de ferramentas úteis.
– Dê preferência por captar leads organicamente
No marketing, leads são contatos que demonstram interesse por algum tipo de produto ou serviço de uma empresa/organização, ou mesmo o contato de pessoas que querem receber informativos e notícias. Existem algumas formas de captar, ou seja, despertar atenção para conseguir novos leads. Uma delas é oferecer conteúdos de valor, também chamados de ‘material rico’. É o caso dos e-books, por exemplo. Ao oferecer um e-book para download gratuito, você pede que a pessoa deixe nome e e-mail e, assim, consegue captar um novo lead. É importante lembrar que, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mesmo que ela informe seus dados, é preciso que haja um campo em que ela expresse diretamente a vontade de receber comunicados da organização, como newsletter e outras publicações. Outra forma de captar leads é pedir inscrição em eventos. Ao se inscrever, a pessoa deixa informações como nome, e-mail, cidade e telefone. Se ela expressar o desejo de receber atualizações por e-mail, pode entrar na estratégia de captação de recursos.
– Otimize o e-mail para dispositivos móveis
Atualmente, grande parte da população utiliza o celular para visualizar os e-mails. Caso seu conteúdo seja entregue para esses usuários de forma desproporcional ao tamanho da tela, as chances do leitor pular a mensagem são grandes.
Algumas ferramentas possuem a visualização tanto para computadores quanto para dispositivos móveis, sendo até possível alterar o layout a depender do meio do meio de entrega do e-mail.
– Dados relevantes
Verifique sempre as informações contidas na sua mensagem e certifique-se que os dados são direcionados, e não apenas números genéricos. Utilizar dados simples pode melhorar a comunicação com o leitor, que tende a se interessar mais no assunto. Mas lembre-se, simples mas nunca superficiais ou que não sejam do interesse de seu público.
O uso do storytelling no e-mail marketing é muito bem visto e bastante válido. Estimular o leitor a continuar lendo a mensagem e fazê-lo entrar em uma jornada é importante nesse meio de comunicação, já que quanto mais o público se conectar emocionalmente com sua história, mais ele terá identificação e posteriormente lembrará da mensagem.
– Assunto de e-mail objetivo
Escolher o melhor assunto para o e-mail pode fazer toda a diferença. Dificilmente, o leitor entrará em uma mensagem sem que o assunto chame sua atenção, então, seja objetivo e claro, mas sem prometer assuntos no qual não irá entregar em sua história.
Cuidado ao querer chamar atenção, algumas palavras são “proibidas” no assunto do e-mail e viram spam automaticamente. Lembre-se, menos é mais quando se trata do título, seja simples, mas certeiro.
Confira algumas ferramentas de disparo de e-mails
Dinamize
Permite criar filtros com base em dados cadastrais e/ou interações anteriores dos usuários com landing pages, formulários do site e envios de email marketing. Assim, é possível enviar e-mails de acordo com os interesses de cada pessoa cadastrada. Suas ferramentas para fluxos de automação de marketing possibilitam otimizar o tempo e reduzir o trabalho manual.
E-goi
Tem ferramentas para gerir listas de contatos, importar, remover e adicionar contatos, criar formulários para aumentar a sua base de dados e criar campanhas com templates newsletter gratuitos prontos. Também permite fazer testes com várias versões de uma mesma newsletter para entender qual delas tem melhor resultado. A plataforma também faz a integração com diversas aplicações e conta com seus próprios canais de comunicação. A E-goi possui quatro planos: Social One, Base, Pro e Corporate. O primeiro é uma opção gratuita, ideal para quem não possui alta demanda, já os outros são opções pagas.
HubSpot
A HubSpot lançou recentemente uma ferramenta de e-mail marketing gratuita que pode ser bastante útil para pequenas organizações. Se você precisa enviar e-mails de retorno, ofertas, leads, e-mails de agradecimento após a compra, ou apenas promover campanhas atuais, a versão gratuita pode fazer isso.
A ferramenta possui um prático editor visual de arrastar e soltar, e também vem equipada com templates prontos para colocá-lo em funcionamento imediatamente. Os planos possuem diversos valores, começando em uma opção gratuita que varia de acordo com quantos e-mails são enviados por mês.
Locaweb
A brasileira Locaweb também possui ferramenta para disparo de e-mail marketing com planos pagos. Todos eles incluem classificação de contatos conforme o engajamento e a interação nos e-mails enviados, programação de envios, personalização de campos como nome, relatório de resultados e modelos prontos de e-mail marketing.
A plataforma oferece opções de gerenciamento de público, ferramentas criativas, automação de marketing, insights e análises, que são divididas em quatro planos, sendo um grátis e outros três com pagamento mensal.
Omnisend
Diversas ferramentas são disponibilizadas, como: automação de marketing, sincronização de público, notificações web push, emails marketing, pop-up e formulários, entre outras.
No site, é possível selecionar para quantas pessoas você quer enviar sua mensagem, e se apenas em e-mail ou também SMS, a partir disso, os valores se alteram. Os planos da Omnisend iniciam em um valor gratuito, com algumas funções disponíveis, além das opções pagas que dependem da quantidade de contatos.
RD Station
A ferramenta é um software feito para gerar mais contatos e oportunidades para as instituições, auxiliando a equipe de marketing a se comunicar com seus clientes de maneira inteligente.
Com planos para traçar objetivos de venda ou estratégias de marketing, os valores variam de acordo com a opção escolhida. No site da RD Station é possível ver os planos e compará-los de acordo com sua necessidade.
Quer conferir mais dicas de como alavancar sua instituição e conseguir mais pessoas doadoras? Continue nos acompanhando em nosso blog e acesse as notícias sobre o Festival ABCR. As inscrições para a edição de 2022 já estão abertas.