Organizações da sociedade civil de base comunitária que atuam com a população LGBTQIA+ em todo o Brasil já podem se inscrever no 18º Edital de Seleção Pública de Projetos do Fundo LGBTQIA+, lançado pelo Fundo Positivo. Com inscrições abertas até o dia 31 de julho, às 16h (horário de Brasília), o edital vai apoiar iniciativas que promovam a qualidade de vida e os direitos da população LGBTQIA+, com recursos de até R$ 50 mil por projeto.
Com duração de oito meses, os projetos deverão se enquadrar em pelo menos um dos seguintes eixos temáticos: advocacy, justiça climática, justiça econômica ou saúde da população LGBTQIA+. As propostas devem ser apresentadas por OSCs com pelo menos um ano de constituição formal e atuação direta junto a essa população.
O que pode ser apoiado?
No eixo de advocacy, serão apoiadas ações de incidência política, produção de materiais educativos, elaboração de estudos e monitoramento de políticas públicas que enfrentem a LGBTfobia e promovam os direitos da população LGBTQIA+. Em justiça climática, o foco está em iniciativas de formação política, produção de conteúdos sobre crise climática, acesso a moradia digna e enfrentamento à insegurança alimentar em territórios afetados por desastres ambientais.
O eixo de justiça econômica contempla cursos de formação profissional, ações de geração de renda e economia solidária, acesso a crédito e parcerias para inclusão no mercado de trabalho formal, com atenção especial a mulheres trans e travestis. Já no campo da saúde, serão consideradas ações comunitárias de prevenção ao HIV, promoção da saúde mental, produção de materiais educativos e atividades voltadas à ampliação do acesso à PrEP, DoxyPEP e atendimento livre de estigma no SUS.
Como participar
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma de projetos do Fundo Positivo: www.fundopositivoprojetos.org.br. Não serão aceitas propostas enviadas por e-mail, correio ou pessoalmente. A recomendação da organização é que os interessados não deixem para enviar suas propostas no último dia.
A equipe do Fundo Positivo também disponibiliza canais para tirar dúvidas: pelo telefone (61) 98385-8101 ou pelo e-mail marina.reidel@fundopositivo.org.br.