No momento, você está visualizando Casa das ONGs anuncia programação para o período da COP30

Casa das ONGs anuncia programação para o período da COP30

A Abong – Associação Brasileira das ONGs acaba de anunciar a programação da Casa das ONGs, um espaço gratuito e aberto em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), dedicado a ampliar a voz da população amazônida e da sociedade civil nos debates sobre as Mudanças Climáticas, garantindo demandas e pautas que muitas vezes não chegam às discussões oficiais. 

A iniciativa teve mais de 250 projetos inscritos, dentre eles 41 propostas são de organizações associadas à Abong. Alguns dos grupos que promovem ações na Casa das ONGs são: ONG Criola, Instituto Pólis, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT), Greenpeace Brasil, Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ABGLT), Instituto Mulheres do Amapá (IMENA), Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade, Instituto Geledés, Ação Educativa e Associação Agroecológica Tijupá.

“Para a Abong foi uma grata surpresa a quantidade de projetos inscritos. Recebemos mais de 250 propostas de atividades que visam proporcionar e compartilhar os conhecimentos e anseios da sociedade em prol da conscientização e da mudança climática”, explica o membro da Diretoria Executiva da Abong – PA, Guilherme Carvalho.

A Casa das ONGs estará aberta a todos entre os dias 10 e 12 e 16 e 19 de novembro, com atividades acontecendo desde às 10h até às 19h30. A programação completa fica disponível no site da Abong

Programação parcial

Segunda-feira, 10 de novembro

  • 14h – 15h30: Oficina “Bêabá da COP”
  • 14h – 15h30: Roda de conversa “Ação Filantrópica para a Justiça Habitacional”
  • 14h – 15h30: “Painel Climático da Região Metropolitana de Belém: dados racializados para políticas públicas de justiça climática”
  • 16h – 17h30: Oficina “Água que cura: tecnologias sociais e educação em saúde para comunidades ribeirinhas”
  • 16h – 17h30: Oficina “Vozes da Periferia: arte urbana, juventude e justiça climática na Amazônia”
  • 16h – 17h30: Oficina “O protagonismo feminino na agricultura Periurbana e Segurança Alimentar: soluções locais para a crise climática”

Terça-feira, 11 de novembro

  • 10h – 12h: Roda de conversa “Rios que se Encontram: Vozes Globais por Justiça Climática”
  • 10h – 12h: Roda de conversa “Educomunicação, Arte e Juventude: Expressões para a Justiça Climática”
  • 14h – 15h30: Painel “Transição Energética Justa em Movimento: Ancestralidade e Inovação”
  • 14h – 15h30: Roda de conversa “A COP passa, e os territórios permanecem: Diretrizes de Financiamento Climático para as Periferias”
  • 14h – 15h30: Oficina “IA, Justiça Climática e Defesa dos Territórios”
  • 16h – 17h30: Oficina “Memes para salvar o clima”
  • 16h – 17h30: Painel “Saberes e resistências das Mulheres da América Latina”
  • 16h – 17h30: Roda de conversa “Corpos, Territórios e Resistências: Vivências LGBTQIA+ e Justiça Climática”

Quarta-feira, 12 de novembro

  • 10h – 12h: Roda de conversa “Do Cerrado ao Mar: Conexões Pela Biodiversidade e Justiça Climática”
  • 14h – 15h30: Painel “Fortalecendo Redes pela Justiça Ambiental: O Papel do Acordo de Escazú”
  • 14h – 15h30: Painel “Resistências Territoriais dos Povos das Águas”
  • 16h – 17h30: Painel “Estratégias de financiamento internacional para os territórios”
  • 16h – 17h30: Roda de conversa “Mulheres que Transformam Territórios: Agroecologia e Sustentabilidade”
  • 16h – 17h30: Roda de conversa “Juventudes Amazônidas pelo Clima: Saberes e Ações Locais”
  • 18h – 19h30: Painel “Moradia Digna e Justiça Climática: Diálogos sobre Direitos e Territórios”

Domingo, 16 de novembro

  • 10h – 12h: Roda de conversa “Proteção dos territórios pela boca de quem faz: justiça climática, cultura e resistências do Amapá”
  • 10h – 12h: Painel “Deslocamentos de Pessoas e Justiça Climática: Vozes e Propostas desde os Territórios”
  • 14h – 15h30: Painel “Justiça, Memória e Clima: Vozes Indígenas na busca pela Reparação e direito ao Futuro”
  • 14h – 15h30: Roda de conversa “Por Justiça e Bem Viver: Resistências Negras e Periféricas na Amazônia”
  • 16h – 17h30: Roda de conversa “Caminhos Comunitários para a Transição Energética Justa”
  • 16h – 17h30: Roda de conversa “Soberania Alimentar, Políticas Públicas de Agroecologia e Cultivo da Vida nos Territórios”

Segunda-feira, 17 de novembro

  • 10h – 12h: Painel “Desinformação e Negacionismo Climáticos: impactos e estratégias de enfrentamento”
  • 14h – 15h30: Painel “Mulheres Negras no Centro da Justiça Climática: resistências, saberes e incidência”
  • 14h – 15h30: Roda de conversa “Periferias em Crise Climática: experiências, saberes e justiça urbana”
  • 16h – 17h30: Roda de conversa “Justiça Climática e Protagonismo Comunitário: estratégias de restauração, agricultura e saberes tradicionais”
  • 16h – 17h30: Painel “Infância, Justiça Climática e Racismo Ambiental: diálogos transnacionais”
  • 16h – 17h30: Painel “Fortalecendo Vozes e Territórios: Financiamento e Protagonismo Comunitário”

Terça-feira, 18 de novembro

  • 10h – 12h: Oficina “Corpo-Terra: yoga, cuidado coletivo e caminhos para o Bem Viver”
  • 10h – 12h: Painel “Agroecologia, Território e Justiça Climática”
  • 14h – 15h30: Painel “Juventudes do Sul Global: Justiça Climática, Territórios e Transição Justa”
  • 14h – 15h30: Roda de conversa “Comunicação, Território e Justiça Climática: Vozes Quilombolas e Periféricas em Movimento”
  • 16h – 17h30: Roda de conversa “Territórios de Resistência: Os casos de Barcarena, Fortaleza, Tapajós e Maceió”
  • 16h – 17h30: Roda de conversa “Clima de Cuidado: Gênero, Juventude e Direito à Cidade”
  • 18h – 19h30: Painel “Justiça Climática, Financiamento e Direitos Humanos: desafios e articulações possíveis”

Quarta-feira, 19 de novembro

  • 14h – 15h30: Oficina “Financiamento e Redes de Justiça Climática”
  • 16h – 17h30: Oficina “Comunicação popular como estratégia de mobilização para justiça climática”
  • 16h – 17h30: Roda de conversa “Territórios Garantidos: Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais”

Casa das ONGs
Local: Rua Cônego Jerônimo Pimentel, 315 – Umarizal
Período de realização das atividades: 10, 11, 12,  16, 17, 18 e  19 de novembro 
Horário de funcionamento: entre 10h e 19h30, nas datas em que houver programação
Confira aqui a programação completa.

Deixe um comentário