Realizado em Brasília nos dias 21 e 22 de março, o I Diálogo Intersetorial sobre Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil reuniu a ABCR, organizações da sociedade civil, representantes da academia e outros convidados, a convite da Secretaria Geral da Presidência da República, para elaborar propostas para temas relacionados ao financiamento e a sustentabilidade econômica das organizações da sociedade civil.
O Presidente da Diretoria Executiva da ABCR, João Paulo Vergueiro, participou representando a associação e fez parte da mesa “Cultura de Doação” junto com outros representantes da sociedade civil como o Greenpeace, IDIS, Parceiros Voluntários, etc.
Outras cinco mesas paralelas foram realizadas durante os dois dias de evento: Simplificação e Desburocratização, Incentivos Fiscais, Fundos Públicos, Cooperação Internacional e Empreendedorismo Social.
Dentre as propostas apresentadas pela ABCR durante a plenária geral dos grupos, no dia 22, está a realização de estudos para que seja efetivamente conhecido o total de doações realizados no Brasil por ano e a redefinição dos incentivos fiscais via imposto de renda, para que sejam consideradas as doações para fins de dedução do total da base de imposto a recolher.
A Secretaria Geral da Presidência da República, órgão que promoveu o evento, também informou aos participantes as ações que têm planejadas para breve. Além do acompanhamento e promoção dos debates sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, a Secretaria tem planejado um mapeamento sobre o perfil das organizações brasileiras e um grande encontro com a sociedade civil para se realizar em outubro deste ano.
A ABCR seguirá acompanhando e participando de encontros como esses, onde representa os profissionais de captação de recursos de todo o país na defesa de uma estrutura mais qualificada para o trabalho do captador e também da maior geração de conhecimento sobre a filantropia no Brasil, que é até hoje carente de informação.