Notícias recentes publicadas em veículos de comunicação informa de fraude que está sob investigação, cometida pela organização Pata Voluntária, de Maceió, Alagoas. De acordo com as publicações, as lideranças da organização, com o objetivo de captar recursos, simularam um assalto à sede e lançaram uma campanha online de captação de recursos, que arrecadou 300 mil reais.
A fraude foi descoberta quando os seguidores da organização começaram a chamar a atenção de outras pessoas para o caso, envolvendo até um deputado de São Paulo, além da própria polícia do Estado de Alagoas, que começou a investigar o crime
Além das fraudes em relação à captação, as líderes da organização, que estão presas, estão sendo acusadas também de mau trato aos animais.
A ABCR alerta sobre a importância das organizações da sociedade civil serem transparentes em sua gestão e na captação de recursos junto à comunidade. Doação é confiança, e a quebra de confiança em uma organização, decorrente de fraudes e de falta de transparência, prejudica o setor inteiro – e o nosso trabalho de mobilização de recursos.
Sobre a notícia relatada neste post, confira dois posts publicados na internet: