Uma grande novidade está vindo aí! Como parte do nosso trabalho de incidência política (advocacy), ABCR foi informada que a captação de recursos será incluída na próxima edição do Código Brasileiro de Ocupações – CBO, prevista para fevereiro de 2021.
Essa é uma conquista importante para todo o setor, e uma demanda existente há muitos anos de nossos membros e profissionais que atuam com captação em todo o país: o reconhecimento formal da captação de recursos como uma ocupação nas organizações da sociedade civil (ONGs).
Com a inclusão da profissão no CBO será possível às organizações registrarem formalmente suas equipes como captadores/as, sem precisar recorrer a outras ocupações como assistentes administrativos ou auxiliares. Com o tempo, será possível também estudarmos de forma mais completa o perfil de todas as pessoas que atuam no setor, os números, etc.
A inclusão no CBO foi solicitada formalmente pela ABCR em 2019 e o processou transcorreu durante todo o ano de 2020, com estudos e grupos de trabalho sendo realizados pelo governo federal para deliberação sobre o pedido da Associação.
Informaremos assim que o Código Brasileiro de Ocupações seja atualizado.