O Dia de Doar foi um verdadeiro sucesso e contou com o engajamento de milhões de pessoas que se mobilizaram online ou realizaram doações para impulsionar organizações sociais em todo país. A data é uma pauta de destaque na imprensa, o que ajuda na disseminação da proposta. Neste ano, o movimento alcançou um recorde de 70 campanhas comunitárias e 28 milhões de pessoas nas redes sociais. Famosos como Casimiro, Pelé, Luciano Huck, Danni Suzuki, Flávia Alessandra e Alok também ajudaram na mobilização compartilhando a campanha em suas redes sociais.
“Nós tivemos a oportunidade de ver a força que a mobilização da comunidade tem neste Dia de Doar. Foram diversos setores da sociedade envolvidos, liderados pelas instituições sem fins lucrativos que trabalharam em conjunto e engajaram empresas, prefeituras e parceiros estratégicos para alcançar o coração de doadores. Todo mundo pode doar, e essa mobilização é uma janela de visibilidade que projetos sociais ganham para se fortalecer”, enfatiza Carolina Dias, líder do Dia de Doar.
Neste ano, Carolina esteve presente em todas as regiões do país com o Encontros da Doação, projeto itinerante do Dia de Doar. Ela visitou mais de 10 cidades para reforçar a importância da generosidade e teve a oportunidade de dialogar com lideranças locais e a iniciativa privada sobre a cultura de doação. Durante os encontros, Carolina explicou como participar da campanha, apresentou ferramentas disponibilizadas no portal do movimento e debateu as propostas sugeridas para aumentar a solidariedade. O projeto não apenas disseminou o Dia de Doar, como também propiciou conexões entre diferentes pessoas envolvidas e interessadas no movimento. Entre as cidades visitadas estão Salvador (BA), Porto Velho (RO), Manaus (AM), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).
Símbolos nacionais iluminados
A Estátua de Padre Cícero na Colina do Horto, monumento localizado em Juazeiro do Norte (Ceará) foi iluminada na cor laranja em comemoração ao Dia de Doar. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também ganhou a cor da campanha para estimular doações e gerar visibilidade para projetos sociais. A ação foi coordenada pelo Instituto Phi e incluiu uma cerimônia no Santuário Cristo Redentor com apresentação da Orquestra Agência Bem, que promove a inclusão social de crianças e jovens por meio da música.
Imprensa
O Dia de Doar já é uma data consolidada no calendário editorial dos veículos de imprensa. As ações realizadas em todo o país e os temas cultura de doação e generosidade ganharam destaque em matérias de jornais, revistas, TVs e rádios. Foram mais de 680 matérias registradas em veículos como Folha de S. Paulo, Estadão, CBN, Globo, SBT, Record, Observatório do Terceiro Setor, Gama Revista, TV Brasil e Conexão Planeta.
Como surgiu o Dia de Doar
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com o apoio do Movimento Bem Maior e do Morro do Conselho Participações.
O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais.
Compartilhe sua história
Ajude a registrar essa linda história de mobilização. Compartilhe fotos e vídeos neste link.