Na última terça-feira (01/08), o programa Perspectiva, produzido pelo Observatório do Terceiro Setor, trouxe uma entrevista esclarecedora sobre o papel do terceiro setor na sociedade. Os convidados foram Fernando Nogueira, diretor executivo da ABCR, e Marcos Kisil, fundador do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social.
Durante a entrevista, os participantes falaram sobre o lançamento da iniciativa chamada Sociedade Viva, uma ação que visa informar a população brasileira sobre a relevância e o impacto do trabalho das organizações da sociedade civil. “É um movimento importante que está sendo lançado agora em 2023, principalmente, para combater a desinformação e a falta de mobilização”, disse Fernando. “A ideia é trazer mais informação de qualidade, clara e transparente para que as pessoas conheçam o que é o Terceiro Setor e qual a importância que ele tem para todo o país”, completou.
A Sociedade Viva foi lançada no Festival ABCR 2023 e sua implementação é liderada por organizações representativas como a ABCR, o Observatório do Terceiro Setor, a Plataforma MROSC (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), Abong (Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais) e o Movimento por uma Cultura de Doação.
Os esforços conjuntos dessas entidades têm como objetivo promover uma maior conscientização sobre o Terceiro Setor e suas atividades, além de incentivar a participação da população em causas sociais relevantes. Através da rede Sociedade Viva, espera-se construir uma base sólida de informações confiáveis para que as pessoas compreendam e valorizem o trabalho realizado pelas organizações brasileiras.
Todas as organizações da sociedade civil podem e devem fazer parte dessa rede. A Sociedade Viva criou um kit com materiais de comunicação para redes sociais, site, WhatsApp e e-mail, para que todas as organizações e pessoas interessadas atuem para construir e aperfeiçoar este diálogo com a população brasileira. Os materiais estão disponíveis para download na seção Participe do site www.sociedadeviva.org.br.
Para quem deseja ouvir a entrevista completa, o programa Perspectiva disponibilizou o conteúdo na íntegra: