O Dia de Doar no Brasil vai ganhar um podcast para fomentar a filantropia comunitária. Isso porque Carolina Farias, liderança do Dia de Doar, foi selecionada para receber uma bolsa do Programa Saberes para tirar do papel o projeto “Minha História de Doação”, que vai contar histórias de pessoas que mobilizam seus territórios para promover a doação. A previsão é de que o lançamento aconteça no segundo semestre deste ano.
Formada em Jornalismo com pós-graduação em Direção de Arte em Comunicação, Carolina tem vasta experiência em estratégias de comunicação no terceiro setor e promove a filantropia comunitária em diversas comunidades pelo país. Sua proposta para o podcast é superar a barreira do “doar é para quem é mais rico”. Ao compartilhar histórias inspiradoras de doação, o projeto pode ser um potencializador da cultura filantrópica, incentivando cidadãos a se tornarem doadores apaixonados e contarem suas próprias motivações.
Criado pela Rede Comuá, o Programa Saberes promove a produção e o compartilhamento de conteúdo e conhecimento a partir da sistematização de práticas, experiências, reflexões e desenvolvimento de estudos e de tecnologias sociais que possam impulsionar e posicionar as agendas da filantropia comunitária e de justiça social nos ecossistemas filantrópicos brasileiro.
Em 2023, a Rede Comuá lançou a convocatória do Programa Saberes e recebeu 130 propostas válidas, alcançando candidatos de 18 estados. Nove pessoas, incluindo Carolina Farias, foram selecionadas, todas representando minorias políticas e envolvidas em movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Os temas das pesquisas incluem mobilização de recursos, engajamento, grantmaking, filantropia, democracia, acesso a direitos e diversidade na filantropia.
Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui.