No segundo dia do Festival ABCR 2015, um dos destaques foi o lançamento do livro Mobilização de Recursos Locais: o desafio da sustentabilidade, editado pela CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, e de autoria de Adriano Martins.
Lucyvanda Moura, consultora do programa que resultou no livro, de título “Ação para Crianças”, explicou que a obra é resultado desse projeto desenvolvido pela CESE há sete anos.
Segundo ela, o foco dessa iniciativa é apoiar as organizações da sociedade civil para fortalecer a sua mobilização de recursos: “Essa sistematização (criação do livro) visa exatamente mostrar o trabalho que foi desenvolvido pela CESE durante sete anos, mostrando nossa experiência, ilustrando alguns projetos, demonstrando o que o projeto queria desenvolver e o que ele fez para mobilizar recursos para aquela atividade.”
Além disso, Lucyvanda destacou que o livro busca dialogar de forma geral com o tema Mobilização de Recursos, focando nas dificuldades que as organizações da sociedade civil enfrentam hoje no Brasil, como a retração da cooperação internacional e as dificuldades de captar localmente, ou seja, estratégias de sobrevivência e sustentabilidade para as organizações.
Por fim, defendeu que para mobilizar e não apenas captar é preciso aprender a sensibilizar as pessoas para uma causa, sendo assim, o que esperam de impacto com o lançamento do livro é começar a trabalhar a mobilização de recursos como algo que também sensibilize o doador para a causa.
“O que é que faz alguém querer doar para um projeto com crianças? Querer doar para um projeto cultural? Ou para um grupo que trabalha com moradia ou qualquer outra área de defesa de direitos? É você acreditar que por trás daquele apoio que esta dando, você esta fortalecendo uma organização, que você está fazendo com que ela te represente com uma incidência publica, por exemplo.”