Dando continuidade ao ciclo de palestras do Projeto Mobilização de Recursos e Oportunidades de Legados Sociais na Bahia foi realizada, no dia 24 de novembro de 2012, a segunda oficina, com tema Recursos governamentais para a área de cultura.
O objetivo principal da oficina foi contribuir para a reflexão, o planejamento estratégico, a sistematização e a práxis na elaboração e viabilização de empreendimentos socioculturais, apresentando algumas possibilidades de construção do conhecimento para uma atuação qualificada no campo cultural.
Vale destacar que a dinâmica da oficina se dividiu em três partes: na primeira parte foi exposto pelos palestrantes o conhecimento sobre a área cultural, na segunda houve a realização de exercício prático com as participações em grupos e a terceira parte foi finalizada com apresentações dos projetos elaborados por cada grupo.
As oficinas têm apoio da Secretaria da Copa da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia, e fazem parte do planejamento de atividades pré-FLAC 2013. Mais informações estão na página www.flac.org.br.
Informações Gerais:
Palestrantes:
LUCINAIDE PINHEIRO, Atriz, Arte-Educadora pela Secretaria de Estado de Educação do Governo do Distrito Federal. Presta Assessoria em programas e projetos de Arte, Cultura e Educação no âmbito corporativo. Gestora Cultural. Atuou durante 18 anos na coordenação e supervisão de programas e projetos de cultura, lazer e educação em âmbito nacional, regional e estadual pelo SESI. Gerente do Centro Cultural SESI em Taguatinga–DF. Supervisão técnica no desenvolvimento e implantação de políticas e diretrizes. Implantação, assessoramento e monitoramento técnico de resultados em projetos da Tecnologia SESI de Investimento Cultural, realizados pelos departamentos regionais do SESI junto às empresas industriais. Coordenação técnica no Programa de Capacitações em Projetos Culturais, parceria entre o Ministério da Cultura, SESI e Itaú Cultural visando à qualificação de agentes culturais em municípios brasileiros. Coordenação Nacional do Programa SESI Música nas ações de mobilização de empresas, trabalhadores e públicos diversos em todo o Brasil na disseminação dos valores da música na formação e qualificação profissional em escolas e empresas. Representante titular do empresariado brasileiro pela Confederação Nacional da Indústria/SESI na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC-MinC entre fevereiro de 2011 e março de 2012. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Cultura pela Universidade de Brasília (UNB), com o projeto-pesquisa “Cultura e Desenvolvimento Regional
KLEBER ROCHA, Diretor de Incentivo à Cultura da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura – SEFIC-MinC, no Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC. Chefe de Gabinete da Secretaria de Fomento e Incentivo- Cultura – SEFIC-MinC. Assessor Técnico, acompanhando programas de Cultura e Educação: Escola Aberta, Educação Prisional, Educação do Campo. Capacitação à distância para professores, na Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC. Diretor de Desenvolvimento e Planejamento Organizacional na Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul. Assessor Administrativo junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.Coordenador-Geral dos Programas Brasil Alfabetizado/SECAD/MEC e do Fundo Nacional de Cultura/SEFIC/MinC; e, como Diretor Geral de Saúde e Assistência Social do Município de Viamão, Rio Grande do Sul. Gestor responsável pela supervisão e planejamento das áreas de recepção, admissão, análise, aprovação, acompanhamento, avaliação da execução, prestação de contas de projetos culturais, exceto aqueles pertencentes à área/segmento audiovisual, apoiados pelo mecanismo de Incentivo a projeto cultural, Programa Nacional de Apoio a Cultura – PRONAC, Lei nº 8.313/91, LEI ROUANET. Administrador/Analista de Sistemas – PUC/RS, Bacharel em Ciências Contábeis – UFRGS. Especialista em Gestão Pública – UERGS e Especialista em Gestão de Pessoas – UNISINOS. Responsável pela supervisão das áreas de conveniamento dos projetos afetos à Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.