Foi publicada no final de novembro a 8ª edição da pesquisa BISC – Benchmarking de Investimento Social Corporativo, que reforçou informação que já vinha se consolidando nos anos anteriores: de um total de 2 bilhões e 300 milhões de reais de investimento social das grandes empresas, somente 332 milhões foram doados a organizações da sociedade civil.
O estudo mostrou que as grandes empresas brasileiras continuam optando por operar seu investimento social diretamente, ou a partir dos seus institutos empresariais.
Os resultados apresentados no relatório são fruto da pesquisa realizada com 312 empresas, 24 fundações empresariais, a federação de empresas do setor de indústria do Rio de Janeiro – sistema Firjan –, gestores sociais e lideranças de dez empresas e institutos empresariais.
Iniciada em 2008, a pesquisa BISC é promovida pela Comunitas, em parceria com a organização americana CECP – Committee Encouraging Corporate Philanthropy,e permite também a comparação dos investimentos nacionais, com padrões internacionais.
Os 332 milhões de reais investidos em 2014 pelas grandes empresas foram doados a 1.0009 organizações da sociedade civil brasileiras, uma redução considerável das 1.750 que recebiam apoio em 2011.
Para baixar o relatório diretamente, basta acessar a página https://drive.google.com/file/d/0B4J0UZzbue20MUxnQkNNZWd3SHM/view.