Outras formas de captação podem ser utilizadas para suprir interrupção de lei de incentivo fiscal à saúde
As leis de incentivo fiscal permitem com que pessoas físicas e jurídicas forneçam parte do seu imposto de renda (1% do valor devido) para programas focados em causas culturais, esportivas e de saúde, dentre outras. Pode parecer pouco, mas para pequenas e médias organizações esses recursos fazem toda a diferença na continuidade dos projetos.
Alguns exemplos são as Leis de incentivo ao esporte, que destinam os recursos para causas desportivas, ou ainda a Lei Rouanet, que é um dos principais meios de apoio à cultura no Brasil O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) também são caracterizadas como leis de incentivo fiscal na área da saúde, porém, organizações que atuam na área da saúde não poderão contar com elas em 2022. Isso porque ambas foram interrompidas, para pessoas físicas em 2020, e em 2021 para pessoas jurídicas.
Com isso, organizações da área da saúde – que já enfrentam diversos desafios na captação de recursos – precisam encontrar outros caminhos para se manterem.
A importância de se planejar antecipadamente é alta, já que mesmo com a lei aprovada no ano atual (2022), ela só irá funcionar no ano seguinte. “Não podemos perder de vista que quando a gente fala de captação de recursos, especialmente PRONON e PRONAS, a gente tá falando de projetos ou de ciclos de médio e longo prazo. Acho que é super importante pensar que o diálogo e a construção que a gente começa a fazer hoje, ou já vem fazendo antes, vai afetar não 2022 ou 2023, mas sim os próximos anos, e posso falar tranquilamente de cinco a dez anos”, destaca o coordenador de relações do Hospital Pequeno Príncipe, Rodrigo Bonfim.
Saídas para adotar na captação de recursos
Não faça com que seu projeto dependa de apenas uma fonte de renda, como por exemplo as leis de incentivo. Quando um recurso de doação é perdido, outros precisam se sobressair e até mesmo serem criados ou adotados. Estimule as pessoas a doarem para sua instituição e crie uma base cada vez maior de doadores mensais. Confira alguns caminhos que podem ser seguidos.
Clicando aqui você pode ter acesso a essas e outras dicas da ABCR de como fazer seu projeto acontecer.
Café ABCR
Mensalmente, a ABCR promove o “Café ABCR”, um encontro online para debater temas que influenciam diretamente na captação de recursos. A interrupção do PRONAS/PCD e do PRONON foi discutida na última edição, que você pode assistir na íntegra aqui:
Continue nos acompanhando e não deixe de participe do Festival ABCR 2022, uma ótima oportunidade para ficar por dentro de tudo que há de novo no setor da captação de recursos. A próxima edição ocorre em junho e as inscrições estão abertas.