O Projeto NANET, uma iniciativa da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), em parceria com a Ação Educativa e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), com o apoio da União Europeia, está com inscrições abertas para o edital de seu primeiro ciclo formativo “Cuidados Digitais e Bem-estar na Internet”.
O objetivo da iniciativa é democratizar o uso consciente da tecnologia no Brasil, com ênfase nos direitos humanos e na defesa do Estado de Direito. Dez coletivos e organizações dos estados de Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pará serão selecionados.
Cada organização contemplada receberá 20 mil reais para a execução das atividades formativas.O projeto vai capacitar comunidades e ativistas para uma apropriação responsável da tecnologia, destacando a importância da governança democrática da internet e a defesa dos direitos digitais. Haverá workshops colaborativos sobre combate aos discursos de ódio, desinformação e o uso da liberdade de expressão.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de julho pelo site https://abong.org.br/nanet-democratizando-a-tecnologia/.