Para apoiar iniciativas lideradas por mulheres, cis, trans e outras transidentidades de todo o Brasil, o ELAS+ lança a sétima edição do Mulheres em Movimento 2023 – por solidariedade, justiça e democracia. Ao longo das seis edições anteriores deste edital, 378 iniciativas foram apoiadas nas cinco regiões do Brasil, totalizando 19 milhões de reais investidos em soluções sociais desenvolvidas pela sociedade civil.
Podem concorrer a este edital grupos formais e informais, redes ou organizações lideradas por mulheres cis, trans e outras transidentidades que se dediquem democraticamente à promoção e defesa dos direitos humanos, da democracia e do meio ambiente. É necessário ter pelo menos um ano de atuação. Serão destinados até 50 mil reais para doação direta a cada um dos grupos/organizações selecionadas.
A seleção será feita levando em consideração a relevância estratégica do grupo para suas: beneficiárias/comunidade, área de atuação e movimento social como um todo. O ELAS+ apoiará grupos/organizações que atuem com: atendimento direto às comunidades; ações de mobilização social; promoção do debate público; advocacy; controle e participação social; atividades de formação e informação; ação coletiva ou trabalho em rede ( intermovimentos, intergeracionais, interpaíses ). O comitê de seleção poderá reajustar o valor solicitado por grupos e organizações selecionadas.
O formulário de inscrição pode ser preenchido até as 23h59 do dia 10 de junho de 2023 no site fundosocialelas.org/mulheres-em-movimento/