No momento, você está visualizando Fundo Positivo lança edital focado em projetos que atuam contra estigma e discriminação de pessoas vivendo com HIV

Fundo Positivo lança edital focado em projetos que atuam contra estigma e discriminação de pessoas vivendo com HIV

O Fundo Positivo vai abrir, na próxima segunda-feira (20) o 15º Edital Anual de Seleção Pública de Projetos, que tem como objetivo apoiar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que trabalham com temas relacionados ao HIV/AIDS e populações em situações de extrema vulnerabilidade socioeconômica, epidemiológica e ambiental.

 O edital deste ano aborda três temas centrais: a mitigação do estigma e discriminação, a promoção da longevidade para pessoas vivendo com HIV/AIDS, e a justiça climática para mulheres transexuais e travestis.

No âmbito da mitigação do estigma e discriminação, o Fundo Positivo está buscando projetos que promovam o respeito à diversidade, à orientação sexual e à identidade de gênero. As iniciativas devem focar na saúde mental e na autoestima das pessoas vivendo com HIV/AIDS, além de produzir e disseminar materiais educativos que ajudem a combater o estigma e a discriminação.

O segundo tema, HIV Além do Vírus: Longevidade, visa incentivar ações que promovam a imunização e a adesão ao tratamento antirretroviral, além de estimular práticas saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física. A saúde mental também é um foco importante, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas vivendo com HIV/AIDS.

justiça climática para mulheres transexuais e travestis, o Fundo Positivo convidou algumas OSCs a apresentarem projetos que formem lideranças na temática da crise e justiça climática, produzam materiais educativos e realizem pesquisas sobre os impactos das mudanças climáticas.

As propostas devem incluir ações de qualificação profissional e empregabilidade para a população trans, além de iniciativas que incidam politicamente para garantir políticas habitacionais e combater a transfobia ambiental.

Critérios para a inscrição

Para participar, as propostas devem ser apresentadas por OSCs que tenham pelo menos um ano de constituição formal. Não serão aceitos projetos de organizações governamentais, universidades, partidos políticos, entre outros.  As inscrições estarão abertas até 20 de junho de 2024, às 16:00 (horário de Brasília), e devem ser feitas exclusivamente pelo site Fundo Positivo Projetos.

Cada proposta selecionada poderá receber até R$ 40.000,00, e os projetos terão duração de oito meses, de 1º de julho de 2024 a 1º de março de 2025. Os resultados serão anunciados no dia 28 de junho de 2024 no site Fundo Positivo Projetos. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo email: amanda.sperb@fundopositivo.org.

Deixe um comentário