No momento, você está visualizando Inscrições abertas para o Desafio IA, Natureza & Clima, que financiará projetos de inovação tecnológica para o meio ambiente

Inscrições abertas para o Desafio IA, Natureza & Clima, que financiará projetos de inovação tecnológica para o meio ambiente

Organizações interessadas podem se inscrever até 22 de abril de 2025

O Instituto Clima e Sociedade (iCS), com apoio do Google.org e suporte técnico do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), abriu as inscrições para o Desafio IA, Natureza & Clima. A iniciativa busca financiar projetos que utilizem tecnologias digitais, especialmente inteligência artificial (IA), para mitigar a emissão de gases de efeito estufa, conservar a biodiversidade e aumentar a resiliência dos ecossistemas.

Serão selecionadas até nove organizações, que receberão um financiamento mínimo de R$ 1,8 milhão cada para o desenvolvimento de soluções inovadoras dentro de três eixos principais:

  • Agropecuária regenerativa: tecnologias para transição sustentável no setor agrícola, como rastreamento de carbono e controle inteligente de agroquímicos.
  • Reversão da perda da biodiversidade: monitoramento ambiental, prevenção de desmatamento e conservação de áreas naturais.
  • Bioeconomia: fortalecimento de cadeias de valor sustentáveis e serviços ambientais.

Quem pode participar?

Podem se inscrever organizações e entidades privadas sem fins lucrativos, institutos, centros de pesquisa e universidades públicas ou privadas sem fins lucrativos. As propostas devem apresentar soluções inovadoras e tecnológicas aplicáveis ao contexto ambiental brasileiro.

Processo de seleção

As inscrições podem ser feitas até 22 de abril de 2025 pelo site climaesociedade.org/edital-tech. As propostas passarão por etapas de triagem, avaliação e mentoria, culminando na seleção final de até nove projetos em setembro de 2025.

Os selecionados deverão desenvolver suas iniciativas até outubro de 2027, com acompanhamento do Instituto Clima e Sociedade. Dúvidas podem ser enviadas para edital@climaesociedade.org.

Deixe um comentário