No momento, você está visualizando Agência Nacional de Energia Elétrica quer impedir organizações da sociedade civil de receberem doações das companhias elétricas

Agência Nacional de Energia Elétrica quer impedir organizações da sociedade civil de receberem doações das companhias elétricas

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Gerais

aneelA ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica está realizando audiência pública com o objetivo de obter subsídios para a revisão dos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética – PROPEE, e pretende expressamente excluir que organizações da sociedade civil sejam beneficiadas pela doação das distribuidoras de energia de todo o país. A ABCR convida captadores a se manifestarem enviando sugestões para a audiência pública, explicando o equívoco da ANEEL e cobrando pela reversão dessa iniciativa.

Na nota técnica da audiência pública, a ANEEL justifica-se dizendo que as organizações, embora caracterizados formalmente como sem fins lucrativos, como é o caso de fundações de ensino privado (…), por exemplo, representam interesses comerciais particulares.

ANEEL ignora que, fundações de ensino – bem como as de saúde, assistência social, etc., além das associações civis – são efetivamente instituições privadas, e que representam os interesses coletivos (as causas previstas em suas missões), e não visam o lucro como negócio. Independente disso, elas podem efetivamente cobrar pelos serviços realizados, e gerar receitas assim, que são utilizadas para investir nas próprias organizações, e não divididas com os mantenedores.

O que a Agência Nacional de Energia Elétrica expressa é o mais comum e antigo preconceito sobre as organizações da sociedade civil, a de que devem ser compostas por pessoas voluntárias, fazer tudo de forma gratuita e amadora.

Ao excluir as organizações da sociedade civil dos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética – PROPEE, o que a ANEEL faz é dizer à sociedade, e às organizações, que elas não são atores relevantes para o fortalecimento da democracia no país, e devem ficar à parte dos esforços de promoção da eficiência energética.

Porém, como esse ainda é um processo de audiência pública, e não a versão final dos Procedimentos, a ABCR conclama todos os profissionais que atuam no setor a enviar sua manifestação diretamente à agência até o dia 12 de fevereiro.

Para conhecer a audiência pública e participar pode-se acessar a internet, no site http://www.aneel.gov.br, clicando então em “Participação Pública”, e depois “Audiências Públicas”. Em seguida, buscar a audiência de número 075/2017. Todos os documentos necessários, inclusive modelo para envio de contribuição, estão disponíveis lá.

Sugerimos manifestações pedindo a criação de uma classe de consumo “organizações da sociedade civil” (item 4.6), da inclusão de “organizações da sociedade civil” no item 4.7, e também no item 5.2, do Módulo 3 – Seleção e Implantação de Projetos.

O prazo para envio é dia 28 de fevereiro, e deve ser observado. A ABCR também enviará sua contribuição.