A Associação Prato Cheio, organização que tem como objetivo promover a segurança alimentar por meio do combate ao desperdício de alimentos e da educação nutricional, foi a segunda colocada no Prêmio Mobiliza 2012, na categoria “Grande Ideia, Baixo Orçamento”.
Fundada em 2001, a organização possui duas grandes frentes para intervenção: a colheita urbana, que consiste em recolher alimentos (in natura) que seriam descartados indevidamente para complementar refeições de 7 mil pessoas de 48 organizações parceiras; e educação nutricional.
A ação que levou o segundo lugar no Prêmio Mobiliza foi a inscrição de projetos em plataformas de financiamento colaborativo, ou seja, o crowdfunding. A primeira ação realizou-se durante 15 dias, em junho de 2012, e foi comunicada somente em uma rede interna, arrecadando cerca de R$ 1,3 mil. A segunda plataforma superou as expectativas e arrecadou 123.2% – ultrapassando a marca dos R$ 6.000, quando a meta era R$ 5 mil. Depois disso, a campanha se consolidou como “5.000 contra a fome”, e tornou-se um caso de sucesso da plataforma crowdfunding. Todos os recursos foram revertidos para financiar operações logísticas do Programa de Colheita Urbana, que sempre foi a maior linha de despesa da Associação.
Pessoas se sentem atraídas pela oportunidade de doar através de um meio inovador e moderno, e um dos benefícios é que a arrecadação é muito transparente nessas plataformas. A qualquer momento é possível acessar o site e monitorar o processo, ou seja, o doador pode ver a quantia captada e ter conhecimento do número de colaboradores.
Para iniciar a campanha foi aplicado o ciclo PDCA (plan, do, act, check), ou, em português, Planejamento, Implementação, Avaliação e Execução. Após a fase de planejamento da campanha, foi escolhido um coordenador para monitorar diariamente as ações e resultados de captação. Ao encerrar o período de captação, as ações focaram nos agradecimentos e envio de contrapartidas, de acordo com as cotas escolhidas pelos doadores.
Além do resultado financeiro, a organização teve a chance de aumentar a rede de relacionamentos. A principal percepção após essa experiência foi da importância de se investir em uma área ou profissional de comunicação para captar recursos por meio das redes sociais e plataformas de crowdfunding.