Se no Brasil, na semana passada, um dos principais assuntos foi a Black Friday (ou os problemas enfrentados pelos consumidores em razão dela), nos Estados Unidos os captadores de recursos criaram a “Giving Tuesday”, um dia especial para incentivar, nacionalmente, a doação a organizações da sociedade civil.
A Giving Tuesday (ou “Terça da Doação”, em tradução livre) foi encampada por 60 organizações, que realizaram atividades de captação em todo o país norte-americano, e contou com o apoio de plataformas de captação de recursos, como a GlobalGiving e Kiva, e de empresas de tecnologia que apoiam o trabalho dos captadores, como Blackbauld, Groupon, Skype e Microsoft.
Como resultado da Giving Tuesday, por exemplo, a empresa Blackbauld, que processa doações online, informou que movimentou, naquele dia, mais de dez milhões de dólares, o que ultrapassa os vinte milhões de reais.
O exemplo americano, se bem observado e aplicado, pode servir para o Brasil também. Assim como, comercialmente, a Black Friday parece trazer resultado financeiro e impacto na mídia, é possível acreditar que os captadores de recursos, unidos a partir da ação conjunta das organizações que representam, articulem campanhas nacionais de incentivo à doação. No momento, no entanto, ainda estamos um pouco longe disso.
Para saber mais sobre a Giving Tuesday, acesse os links abaixo (em inglês):