No momento, você está visualizando Black Friday no Brasil? No exterior, captadores criaram o “Giving Tuesday”

Black Friday no Brasil? No exterior, captadores criaram o “Giving Tuesday”

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Gerais

Se no Brasil, na semana passada, um dos principais assuntos foi a Black Friday (ou os problemas enfrentados pelos consumidores em razão dela), nos Estados Unidos os captadores de recursos criaram a “Giving Tuesday”, um dia especial para incentivar, nacionalmente, a doação a organizações da sociedade civil.

A Giving Tuesday (ou “Terça da Doação”, em tradução livre) foi encampada por 60 organizações, que realizaram atividades de captação em todo o país norte-americano, e contou com o apoio de plataformas de captação de recursos, como a GlobalGiving e Kiva, e de empresas de tecnologia que apoiam o trabalho dos captadores, como Blackbauld, Groupon, Skype e Microsoft.

Como resultado da Giving Tuesday, por exemplo, a empresa Blackbauld, que processa doações online, informou que movimentou, naquele dia, mais de dez milhões de dólares, o que ultrapassa os vinte milhões de reais.

O exemplo americano, se bem observado e aplicado, pode servir para o Brasil também. Assim como, comercialmente, a Black Friday parece trazer resultado financeiro e impacto na mídia, é possível acreditar que os captadores de recursos, unidos a partir da ação conjunta das organizações que representam, articulem campanhas nacionais de incentivo à doação. No momento, no entanto, ainda estamos um pouco longe disso.

Para saber mais sobre a Giving Tuesday, acesse os links abaixo (em inglês):

http://philanthropy.com/blogs/prospecting/nonprofits-hope-for-holiday-fundraising-boost-on-givingtuesday/35120

http://philanthropy.com/blogs/prospecting/givingtuesday-sparks-big-spike-in-donations/36464?cid=pt&utm_source=pt&utm_medium=en