A ABCR analisou uma publicação divulgada recentemente pela CECP – Committee Encouraging Corporate Philanthropy, a partir de uma pesquisa feita com 271 empresas americanas bilionárias, que juntas têm mais de 24 trilhões de reais de receita por ano. Os resultados podem inspirar os captadores brasileiros em seu trabalho de entender como as empresas doam.
A CECP é um organização americana que reúne 150 CEOs das principais empresas que investem socialmente nos Estados Unidos, e foi fundada em 1999 pelo ator Paul Newman e outros líderes visionários.
Na publicação analisada pela ABCR, descobriu-se que as empresas, em média, doam 0,11% da sua receita, sendo que as que mais doam contribuem com cerca de 0,20% da sua receita. De cada 100 dólares que as maiores empresas americanas doam, 34 dólares são doados pela sua fundação ou instituto corporativo, 49 dólares saem do orçamento da própria empresa, e 27 dólares são doados em forma de produtos, serviços ou projetos pro bono.
Um dado interessante identificado pela ABCR é que 7 em cada 10 empresas pesquisadas doa para organizações fora do Estados Unidos, um indicador pertinente para nossas instituições no Brasil.
De todo o dinheiro doado pelas grandes empresas americanas, 12% é feito como forma de “matching” às doações dos seus funcionários (a cada 1 dólar doado pelo funcionário, a empresa doa 1 também, por exempl), e 9, de cada 10 empresas, tem um programa estabelecido para fazer matching da doação dos funcionários.
Por fim, as principais causas que mais recebem recursos das grandes empresas americanas são educação (29%), saúde e programas de assistência social (25%) e desenvolvimento econômico e comunitário (15%).
Confira abaixo o infográfico original, em inglês, que a ABCR acessou para conhecer essas informações, que também está acessível aqui.