Se você esta pensando em desenvolver uma estratégia de captação de recursos, ou está no processo de criá-la, existem alguns pontos que são importantes considerar. Para ajudá-lo (a) nesse processo, a ABCR traduziu um texto sobre o assunto, que traz informações básicas, mas fundamentais para todos os profissionais de captação. Leia abaixo.
O que deve fazer parte de uma estratégia de captação de recursos?
Captar recursos com sucesso começa com uma estratégia de captação que, basicamente, deve servir para identificar quais recursos serão necessários para atingir uma meta, ainda que a estratégia de captação de recursos não necessariamente tenha que se concentrar apenas em levantar dinheiro, mas também passa ajudar a atingir outros fins da organização.
Percebemos que muitas instituições não têm claras estratégias de captação de recursos e não sabem exatamente o que é um plano de captação de recursos – por isso, há algumas dicas que podem ajudar.
Os três principais elementos de uma estratégia de captação de recursos, assim como de muitas outras estratégias, são:
Onde estamos neste momento?
Onde queremos chegar?
Como vamos chegar lá?
Então, em primeiro lugar, você vai precisar desenvolver as principais metas e objetivos do seu projeto – ou da sua missão. Isso pode incluir detalhes sobre como você está captando recursos e quais os tipos de atividades que sua organização têm feito. Pense também no que esta acontecendo no mundo fora da organização –como a situação econômica atual pode afetar direitamente no quanto você pode captar, por exemplo. Uma ferramenta útil para isso é a analise STEEPLE (uma variação da análise PEST). Uma vez que você tenha olhado para fatores externos, então você deve olhar para o que está acontecendo com o mercado. Por exemplo, se os negócios locais não estão lucrando, basear sua estratégia de captação de recurso em empresas pode ser um grande desafio. E quais os recursos que você tem disponíveis? Se você tem um escritório no qual atua somente um voluntário, então não á apropriado projetar uma campanha de captação para muitos e muitos doadores individuais – quem iria lidar com as doações, o banco, e tudo o mais que está envolvido? Coloque tudo isso junto: uma análise SWOT (FOFA) pode ser útil para a sua estratégia.
Aí você precisa pensar aonde quer chegar – por exemplo, você precisa captar R$ 45.000 para mudar para um novo escritório ou precisa de financiamento para cobrir seus principais custos nos próximos anos? Depois que tiver decidido onde você quer estar, e o que quer alcançar, então você poderá começar a construir sua estratégia de como chegar até lá.
É importante gastar algum tempo para pesquisar possíveis fontes de financiamento e quais vai abordar, seja optando por se aproximar de empresas para pedir dinheiro ou visando grandes doadores.
Outro ponto a se considerar serão os recursos extras que você precisará ter para alcançar o seu plano, como voluntários ou capacitação.
Por fim, durante o trabalho para alcançar sua estratégia será importante sempre monitorar o avanço dela, para que possa medir o sucesso e estar preparado para implementar novas ações, caso o plano não esteja andando como o previsto.
Se quiser saber mais, assista à aos vídeos “Captador em Cinco Minutos”, em inglês, que desenvolvemos para ajudar pequenas organizações a captar de forma mais eficiente. Lá há uma série de vídeos sobre esse assunto e vários outros, que tratam de temas importante para todos.
Autora: Susan Robinson
Texto original: http://www.institute-of-fundraising.org.uk/blog/what-should-feature-in-a-fundraising-strategy/