Por Ideias.me
Descobrimos há pouco, e aqui me incluo, que o crowdfunding é a melhor solução para tantos e tantos projetos Brasil à fora que não tinham alternativa a não ser ficar no fundo de uma gaveta. Que o microcrédito vai ajudar a financiar ótimas ideias isso não é novidade e não há problema algum nisso. O que me intriga, e acho que talvez seja um assunto comum a outros entusiastas, é a dificuldade dos gestores de projetos em montar uma estratégia eficiente para levantar os fundos.
O Daniel, do Catarse, já havia me confidenciado alguma coisa nesse sentido. Então resolvi garimpar algumas informações e transformar em post. A questão não é nem saber ou não montar um projeto, mas a cultura brasileira que sente vergonha na hora de “angariar fundos”.
Gosto do termo fundraising para resumir um conjunto de estratégias e procedimentos que levam as pessoas a darem voluntariamente recursos financeiros. Ou seja, pedir uma grana. O fundraising não se resume apenas em pedir. Na verdade, o fundraising emprega técnicas de marketing através de meios e modos de comunicação que permitam conquistar a maior fatia possível do mercado de doadores, ou benfeitores.
Ok. Mas que estratégias são essas?
O mundo não gira sozinho. O que eu vejo, opinião de quem acompanha mais de fora do que de dentro, é a falta ilusão que a ideia ou projeto se paga sozinho. Que uma campanha bem planejada não é necessária ou que este seria o papel das várias plataformas existentes no mercado hoje. Pois não é bem por aí. O mundo não gira sozinho. O sucesso já de vários projetos se deve ao fato de um envolvimento enorme de seus gestores/ criadores.
Todos devem conhecer teu projeto. Todos! Comece seu projeto pelo Twitter antes de tudo. Conheço vários exemplos de excelentes projetos que começaram no Twitter. Tweet, tweet e tweet mais um pouco. Sugira links para as pessoas certas. Links do seu projeto. Discuta em comunidades do Orkut. Crie anúncios no Facebook. Crie uma comunidade entorno. Mostre o quanto o seu projeto é fundamental e incrível. Então peça dinheiro.
Saiba apelar. Independente do que esteja pedindo, pedir não é fácil. Cara-de-pau é fundamental. Mas não o faça pelo dinheiro. Nenhum grande bandido rouba por dinheiro. Michelangelo não pintou a Capela Sistina por dinheiro. Lembre-se disso. Peça pelo seu projeto. Vai ser mais fácil e seus argumentos serão mais convincentes. Apele e apele muito.
Ofereça algo em troca. Se você não está criando um novo projeto, ofereça uma sensação. Se não puder oferecer nenhum dos dois, explique o motivo. Mostre que seu projeto serve para um bem maior. Um bem comum. Mas, sempre que possível, entregue algo. As pessoas gostam de ter uma lembrança ou um souvenir sobre as suas mesas.
Não mendigue. Valorize seu projeto acima de qualquer coisa. Se quiserem te bancar a qualquer custo, não aceite. Talvez não seja a hora do seu projeto sair da gaveta. Espere. Não se prostitua, no melhor significado da palavra.
Este post é apenas um monte de palavras jogadas numa folha digital do Word. Não são leis ou mandamentos. O que funcionou para mim talvez não funcione para você. Saiba medir e, para fechar, saiba pedir.