Está previsto para o dia 1º de março/2011 o lançamento oficial do movere.me – uma plataforma de incentivo coletivo (crowdfunding) que coloca nas mãos de todos a possibilidade de decidir e realizar projetos maravilhosos, tanto como autor ou incentivador.
O site movere.me aproxima esses dois universos, incentiva a produção independente e retira o intermediário do processo inventivo (“do it yourself”), valoriza mercados segmentados, o indivíduo e o coletivo. Dá voz e espaço para autores e incentivadores, movidos pela mesma motivação: fazer acontecer.
O site usa um sistema de pagamento transparente e justo de “tudo ou nada”:
O autor cria um projeto, diz a quantia necessária para concretizá-lo, o tempo que acha que conseguirá esse dinheiro, e busca incentivadores (contatos e redes sociais). Cada um participa com o valor que quiser, sendo que cada cota de preço corresponde a uma recompensa específica, como CDs, DVDs, ingressos, fotos, jantares, serenatas e o que mais o autor quiser oferecer como presente especial e exclusivo.
Se o autor atingir a, no mínimo, 100% da meta no prazo estipulado, o dinheiro acumulado (tudo) será repassado para ele, e recompensas serão destinadas para os que se moveram a seu favor. Do contrário, ele não recebe nada e o dinheiro volta para quem incentivou.
Ideias legais não são estáticas e podem vir de diversas áreas, como cultura, comunicação, tecnologia, gastronomia, design, moda, jogos, saúde, esporte, educação etc.
O movere.me promove um ambiente colaborativo de cultura e inovação no Brasil. Está inscrito no processo seletivo das Incubadoras Rio Criativo e é uma iniciativa de Bruno Pereira, Enzo Motta e Thiago Fontes – três cariocas insatisfeitos com um mercado econômico acomodado, baseado nas fórmulas de sucesso garantido.
Projetos estão sendo selecionados para o lançamento em março. Entre os já confirmados, estão o Studio Baleia com um zine para ipad, e o grupo Sururu na Roda, que pretende ser a 1ª banda brasileira a gravar um CD através do incentivo coletivo. O público poderá incentivar com valores a partir de R$5, recebendo em troca recompensas como aula de percussão, tour pelo Rio de Janeiro e jantar feito pela “Tia Nilze do Sururu”. Outros autores interessados em fazer acontecer devem entrar em contato através do info@movere.me. O blog já está no ar no www.movere.me/blog , com dicas e informações, e incentivadores podem deixar seu e-mail no www.movere.me para serem avisados sobre a hora de agir.
Vanessa Oliveira: tel: (21)8774-8124 / e-mail: vanessa@movere.me / twitter: @movereme