Foi realizado na sede da ABCR, no dia 28 de novembro, o primeiro Data Meet Up do Dia de Doar, encontro que reuniu parceiros, campanhas comunitárias e plataformas de doação para discutir o estado do setor: o que se pode aprender sobre os dados da doação e suas tendências, e como os dados que nós medimos ao redor do Dia de Doar pode ajudar tanto as organizações da sociedade civil como o fortalecimento do terceiro setor, de forma geral.
O Data Meet Up é parte do GivingTuesday Data Collaborative, iniciativa que foi lançada ano passado com o apoio da Bill & Melinda Gates Foundation para encorajar plataformas e parceiros a se juntarem e aprenderem sobre as tendências e comportamentos do setor.
A edição brasileira do Data Meet Up reuniu quase 20 pessoas, presencialmente e online, e por duas horas debateu sobre o #GivingTuesday e as pesquisas sobre doação oriundas das campanhas no Brasil e no mundo. O próximo passo será construir coletivamente um projeto brasileiro de dados para o Dia de Doar, e iniciar a desenvolvê-lo já no começo de 2020, com o apoio de todos os interessados em fazer avançar o estudo dos dados sobre as doações no Brasil.