A ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos anunciou os associados e associadas que comporão o Comitê Científico do Festival ABCR 2018, e ficarão responsáveis pela definição do conteúdo da décima edição do principal evento brasileiro sobre mobilização de recursos para causas e organizações.
Os nomes foram escolhidos pela coordenadora do Comitê, Flávia Lang, e pela co-coordenadora, Márcia Woods. No total, 12 membros da ABCR se candidataram, dos quais 6 foram escolhidos.
O Festival ABCR 2018 será realizado entre os dias 06 e 08 de junho, em São Paulo. Os oito membros do Comitê Científico do Festival ABCR 2018 são:
- Flávia Lang (ABCR 00143), coordenadora do Comitê, uma das fundadoras da Ader&Lang – Fundraising, Marketing, Public Engagement. Com vinte anos de experiência na área de mobilização de recursos, Flavia iniciou a sua carreira liderando equipes de marketing e fundraising em organizações internacionais como Greenpeace, CARE e Plan International.
- Márcia Woods (ABCR 00221), co-coordenadora do Comitê, tem 15 anos de experiência em gestão de organizações do terceiro setor e programas e projetos sociais. É especialista em investimento social privado, marketing social e relacionado a causas, e autora das publicações Marketing Relacionado a Causas: Conceitos e Experiências Brasileiras, Guia Prático de Marketing Relacionado a Causas: Diretrizes e Casos, eTendências do Investimento Social Privado na América Latina. Foi diretora executiva no IDIS, e atuou na Cruz Vermelha na Australia e 3M do Brasil. É formada em comunicação social pela ESPM e tem especializações em administração de negócios, organizações do terceiro setor e advocacy. É Vice-presidente da SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros, membro dos conselhos curadores da Fundação Stickel e FAH. É do conselho consultivo do Instituto Doar.
- Débora Borges (ABCR 04601), especialista em Marketing Intelligence (Nova IMS, Lisboa) e em Gestão de Comunicação e Marketing (ECA/USP), é assessora de Relacionamento com a Sociedade do Fundo Brasil de Direitos Humanos. É responsável pelo desenvolvimento do programa de captação de recursos junto a indivíduos, atuando com campanhas para engajamento, eventos públicos e no relacionamento com doadores e parceiros. Graduada em Comunicação Social (UFJF), trabalha no Fundo Brasil desde 2009, onde também exerceu o cargo de assessora de Comunicação.
- Eduardo Filho (ABCR 00110), empreendedor Social, empresário, Gestor em Terceiro Setor, atualmente Gerente de Projetos Sociais e Mobilização de Recursos do Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças (06 Hospitais – PR/SC). Coordenou a Área Mobilização de Recursos da Área Saúde do Grupo Marista – Curitiba – PR (05 Hospitais-PR). É também proprietário da EF Projetos Sociais e da Collect Telemarketing e Serviço. Supervisionou o ICS – Instituto Curitiba Saúde. É filantropo e voluntário em ações sociais. Cantor, compositor e instrumentista para a música litúrgica e sacra na Igreja Católica Apostólica Romana.
- Marcos Lima e Castro Pinheiro (ABCR 04610), formado em jornalismo pela PUC-Rio, Marcos Pinheiro trabalha no terceiro setor há 15 anos. Participou da fundação da ONG PECEP, no Rio de Janeiro, e em 2014, após trabalhar no Instituto Azzi, fundou o Instituto Phi, para fazer assessoria de filantropia de pessoas físicas e jurídicas. Atualmente é Diretor de projetos e relacionamento com investidores do Phi, que já movimentou R$ 13 milhões para 217 projetos. Marcos também trabalhou com empreendedorismo e é formado pelo curso Empretec.
- Rafael Vargas Lara (ABCR 01332), Chefe de Núcleo do Terceiro Setor da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos – SEAE; Presidente do instituto norte Amazônia de apoio ao Terceiro Setor – INATS. Professor da Universidade Paulistana – UNIP/PVH; Secretário Geral do Sindicato dos Administradores do Estado de Rondônia – SAERO; Membro da Associação Brasileira de Captadores de Recursos em SP. ABCR. Professor da Escola Aberto do Terceiro Setor e Professor da Captamos; Empreendedor social; Gestor de projetos, Captador de recursos, Palestrante e membro multiplicador da REDE SICONV do Estado de Rondônia. Graduado em Administração pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (UNIRON); Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Porto/FGV; Pós-Graduando em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.
- Silvia Daskal (ABCR 03790), advogada e formada em Negócios Sociais pelo Yunus ESPM Social Business Centre São Paulo. É militante na proteção aos direitos humanos, com experiência em advocacy e mobilização de causas. É diretora executiva do Instituto Doar e atua como consultora em captação de recursos para organizações da sociedade civil e como coordenadora de conteúdo da plataforma Captamos.