O Conselho Deliberativo da ABCR indicou uma de suas fundadoras, e ex-vice Presidente, Célia Cruz, para receber o prêmio de Captadora Emérita de 2017, como resultado do seu empenho e contribuição à promoção da profissão de mobilizador de recursos no Brasil. Célia receberá o Prêmio das mãos do Presidente do Conselho, René Steuer, em um evento especial realizado durante a próxima edição do Festival ABCR.
Célia Cruz foi vice presidente do Conselho Deliberativo da ABCR em 2015 e 2016, e é atualmente diretora executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). Foi Diretora da Ashoka Canada, Managing Director da Ashoka Global Fellowship e Diretora da Ashoka Brasil e Paraguai. Também atuou no Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), e trabalhou como Diretora de Desenvolvimento Institucional da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) É co-autora do livro Captação de Diferentes Recursos para Organizações Sem Fins Lucrativos, e fundadora da ABCR.
Essa é a segunda edição do prêmio Captador Emérito, que teve sua série iniciada em 2016, com o ex-Presidente da ABCR Marcelo Estraviz como o primeiro contemplado. A escolha do Captador ou Captadora a ser premiada é feita pelo Conselho Deliberativo da ABCR, levando em consideração todas as contribuições à profissão, passadas e presentes, realizadas pelos membros da ABCR.
O prêmio será entregue na noite do dia 18 de maio, no hotel Tryp Nações Unidas, durante um evento de confraternização do Festival ABCR 2017, e aberto a todos os participantes do evento.