O segundo episódio do podcast Social Também POD, uma produção da Ideal Social que busca trazer conteúdo relevante sobre iniciativas sociais em empresas e organizações do terceiro setor, recebeu o diretor-executivo da ABCR, Fernando Nogueira. O episódio, lançado nesta semana, explorou a profissão em captação de recursos e seu papel no fortalecimento das causas sociais.
Fernando abordou a evolução do mercado de captação de recursos, destacando a importância da ABCR como um espaço para promover o desenvolvimento profissional e técnico. Ele ressaltou o crescimento da ABCR ao longo dos anos, alcançando mais de 500 associados, entre pessoas físicas e jurídicas, e enfatizou o papel da associação na promoção da diversidade e na defesa de causas importantes, como a eliminação de impostos sobre doações.
Durante a entrevista, Nogueira discutiu também a estrutura e as iniciativas da ABCR, destacando a importância dos Grupos Temáticos (GTs) como espaços de troca de conhecimento e networking entre os associados. Além disso, abordou questões relacionadas ao desenvolvimento institucional das organizações e a necessidade de investimento na capacitação e valorização de profissionais da área.
O podcast Social Também POD é apresentado por Rachel Carneiro, fundadora da Ideal Social, líder do GT de Desenvolvimento Institucional da ABCR e membro do Comitê Científico do Festival ABCR. Os episódios são lançados às quartas-feiras às 8h da manhã, com uma abordagem focada em temas como ESG, Governança, responsabilidade social e investimento social privado.
Os próximos episódios receberão convidados como Adriana Rosa, gerente de sustentabilidade da Copa Energia; Paulo Groke, diretor geral do Instituto Ecofuturo; João Paulo Vergueiro, diretor para a América Latina do Giving Tuesday; Bia Gurgel, sócia da BG Soluções Sociais; Nailton Cazumbá, contador e conselheiro deliberativo da ABCR; Elaine Bueno, Superintendente do Lar Sírio Pró-Infância; e João Redondo, Sócio da MR Consulting.
Além de estar disponível no Youtube, o podcast pode ser acompanhado no Spotify.