Relatório de Gestão 2018-2020 aponta que atividades de incidência política fortalecem o Terceiro Setor e o trabalho na captação e mobilização de recursos
A gestão 2018-2020 da ABCR completou seu ciclo com a apresentação de relatório com os principais resultados alcançados no período. O documento, apresentado durante Assembleia Geral Ordinária e disponível no site, mostra que os últimos três anos foram de muito trabalho, trazendo um novo olhar para o modelo de operação da ABCR e os desafios da captação e da mobilização de recursos para OSCs e projetos sociais. “A contribuição da ABCR para a sociedade nesses últimos anos tem sido gradativa”, avaliou a presidente Márcia Woods.
Advocacy
Uma das primeiras ações do Conselho Deliberativo foi estruturar um programa de advocacy para fomentar e defender as agendas do setor junto ao poder público. Com a mediação da assessoria Pulso Público, foi possível agendar reuniões com autoridades acompanhar, no acompanhamento de normas e projetos que afetem a captação de recursos, na elaboração de projetos de lei, na coleta de apoio para propostas da ABCR.
A inclusão da profissão de mobilizador e captador de recursos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), conquistada em 2021, foi resultado de uma intensa defesa e articulação da ABCR, que apresentou ao Ministério da Economia o Censo ABCR, o código de ética brasileiro e internacional da atividade. A inclusão na CBO permite que os profissionais do setor sejam contratados com o cargo que efetivamente exercem, fortalece a identidade da profissão, ajuda no reconhecimento e na valorização de nossas atividades.
Além disso, a ABCR compõe o conselho consultivo da Frente Parlamentar Mista em Defesa das OSCs, no Congresso Nacional, o comitê coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação e a Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil.
“É o nosso trabalho para construir um ecossistema mais fortalecido para as organizações. Não é apenas captar recursos e aumentar o volume da receita, mas também proporcionar um ambiente favorável para isso, com uma legislação favorável”, explica o diretor executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro. “Essa foi a área onde mais avançamos nesses três anos”, complementa.
Geração de conhecimento no ambiente digital
A ABCR iniciou um movimento para expandir a produção de conteúdo e compartilhamento de conhecimento no ambiente digital. Foram promovidos diversos debates on-line, palestras sobre captação de recursos, séries temáticas, (que abordou títulos de filantropia premiável e a influência do PIX nas doações para OSCs), produção de matérias, publicações para orientação em assuntos como LGPD, além da própria realização do Festival ABCR em formato virtual, como parte das medidas sanitária de prevenção à Covid-19. Outra mudança foi a integração entre o site da ABCR e a plataforma Captamos, Agora, os leitores terão acesso, em um só lugar, aos mais de 1.400 conteúdos publicados.
Melhorias para associados
A gestão de associados passou a ser administrada por meio de um software on-line, que dá mais facilidade para pagamentos (via boleto ou pagamento no cartão) e permite integração com o site. É nesse sistema que os membros podem baixar seu certificado diretamente no site e gerar sua carteirinha da ABCR. Outra mudança foi a diversificação dos planos para pessoas jurídicas (Básico, Rede ABCR e Parceiro ABCR), com introdução de novas vantagens. A maior contribuição dá direito, por exemplo, a palestrar no Festival ABCR e a fazer parte do comitê do Prêmio ABCR e do comitê científico.
Monitor de doações
Outra grande contribuição da ABCR para a sociedade é a criação e manutenção do Monitor de Doações COVID 19, que tem o objetivo de consolidar e apresentar os números das doações realizadas em razão da pandemia e inspirar novas contribuições. O projeto foi, e continua sendo destacado, em veículos de comunicação como Folha de S. Paulo, GQ e Nexo. “O Monitor contribuiu consideravelmente para que a solidariedade fosse capa de revista, como Forbes e Veja. Abriu muitas portas para promover nossas pautas e, inclusive, para captar recursos”, finalizou Vergueiro.
O Relatório de Gestão 2018-2020 está disponível para acesso na íntegra. Acesse o conteúdo e saiba mais sobre os resultados da ABCR que realiza todos os trabalhos com menos de 1 milhão de reais em receita a cada ano.