No momento, você está visualizando Festival ABCR 2022 consolida a retomada do formato presencial

Festival ABCR 2022 consolida a retomada do formato presencial

Foram 591 pessoas participantes no Festival e 127 nas masterclasses 

O Festival ABCR 2022 – Diálogos para Retomada marcou a retomada das conexões presenciais em dois dias de conteúdo relevante para o Terceiro Setor, ferramentas para captação de recursos e reencontros. 

“Foram dois dias intensos de inspiração, de conhecimento em captação de recursos, fazendo com que essas pessoas espalhem o fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (OSCs)”, afirmou o diretor-executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro. Ele também agradeceu aos mais de 30 parceiros e apoiadores do evento, que teve patrocínio da Ambev Voa (Ouro); Doare, Santander e Trackmob (Prata); Ago Social, Chapel & York, Criando e Pinheiro Carrenho (Bronze), além dos associados mantenedores da ABCR: Trackmob, Movimento Bem Maior e Fundação Tide Setubal.

No segundo dia, a programação começou com a plenária “Voluntário pode ‘vender’ muito bem sua causa”, com Danilo Tiisel (Social Profit), Michelle Gancz (Médicos Sem Fronteiras Brasil) e Roberto Ravagnani (Dadivar). Os especialistas citaram lacunas na gestão de voluntariado no Brasil. De acordo com eles, grande parte das OSCs precisam melhorar cinco fatores dentro da comunicação: o convite a novos voluntários, que precisa mostrar quais os benefícios que a organização pode oferecer às pessoas interessadas, a seleção de voluntários, a capacitação, o acompanhamento e o reconhecimento deles. 

Marcando o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+, a programação também incluiu uma palestra com Diego Oliveira, Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Ele falou sobre os desafios na captação de recursos durante a pandemia de Covid-19 e mostrou os passos que foram necessários para se adaptar à nova realidade e fazer produzir uma versão on-line e ao vivo da ParadaSP.

Aprendizados e perspectivas na captação de recursos

Por motivos de saúde, a palestrante da mesa final não pôde participar do evento, mas o Comitê Científico preparou um rico debate sobre as perspectivas para a captação de recursos com um time de peso: Aline Odara (Fundo Agbara), Christopher Muller (Aldeias Infantis SOS Brasil), Gabriela Gama (AACD) e Vivian Fasca (Greenpeace). A mediação foi da conselheira da ABCR, Andrea Peçanha (IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas).

Os convidados começaram falando o que tiveram de aprender e reaprender em razão da pandemia de Covid-19. Vivian disse que o Greenpeace, referência e face-to-face, precisou se reinventar ao longo de 2020. “O primeiro mês foi desafio e a gente teve de fazer um replanejamento e toda a equipe que estava na rua virou uma equipe de telemarketing”, contou. A experiência fez a instituição perceber que era possível fazer esse trabalho internamente, em vez de uma equipe interna. “Foi uma grande operação e virou modelo para outros escritórios do Greenpeace fora do Brasil”.

Como aprendizado, Gabriela, da AACD, deixou a indicação de que as organizações estejam sempre abertas a novas possibilidades. “Esteja sempre atento a novas formas de desdobrar as parcerias, sempre com resiliência”. 

Homenagem

A programação foi encerrada com uma homenagem a João Paulo Vergueiro que no final deste ano deixará o cargo de diretor-executivo da ABCR. Em nome do conselho, Ana Peçanha agradeceu o comprometimento, engajamento e compromisso que ele sempre teve com a captação de recursos. Vergueiro está na ABCR desde 2010 e coordena o festival há sete anos. “Só tenho a agradecer ao conselho pela confiança. Não estarei mais na ABCR, mas a gente segue juntos desenvolvendo o setor”, finalizou.

Edição 2023

Até o fim de julho a ABCR oferece 50% de desconto nas inscrições do Festival ABCR 2023, que já tem data marcada: dias 3 e 4 de julho. Não perca a oportunidade de se conectar com uma rede de pessoas que geram transformação social. Saiba mais em https://festivalabcr.org.br/

Deixe um comentário