O Festival ABCR 2025 terminou com casa cheia e a sensação de que a captação de recursos vive um momento de expansão, renovação e potência. Foram 1.211 participantes inscritos, o maior público da história do evento. A programação teve mais de 70 atividades, entre plenárias e palestras, além das masterclasses, que antecederam o Festival e reuniram 334 participantes e 18 professores, e a festa de celebração pelos 25 anos da ABCR, realizada na noite do primeiro dia, com mais de 300 pessoas.






Ao longo de dois dias do Festival ABCR 2025, os nove palcos receberam discussões sobre tecnologias aplicadas à captação, ESG, inteligência artificial, campanhas com pessoas físicas, políticas públicas, reforma tributária e cultura de doação. Um dos destaques foi o momento de homenagem às pessoas que ajudaram a construir a história da ABCR ao longo dos últimos 25 anos. Na terça-feira, a plenária “Panorama latino-americano da captação de recursos” reuniu lideranças do México, da Argentina e da Costa Rica para compartilhar desafios, oportunidades e semelhanças do setor em seus países. Também participou a canadense Ligia Peña.
O mexicano Carlos Madrid, uma das principais referências em filantropia, destacou a qualidade do público e a vitalidade do Festival ABCR. “Vocês devem estar muito orgulhosos. Em um congresso no México, reunimos 300 pessoas. Aqui são 1.200. Me impressiona a atualidade dos debates, com muitas palestras sobre inovação, e a energia das pessoas. Chegam muito felizes, querem conversar, trocar experiências e se conhecer. Isso é muito bom”.

Além das palestras e plenárias, o público teve acesso a uma área de estandes com dezenas de iniciativas que oferecem produtos e serviços voltados ao terceiro setor. Foi uma oportunidade para conhecer novas ferramentas, conversar com fornecedores, trocar experiências e firmar parcerias que ajudam a impulsionar a captação de recursos em diferentes realidades.
Construção coletiva
Na fala de encerramento, o diretor executivo Fernando Nogueira agradeceu aos participantes e destacou a força coletiva por trás do Festival, que este ano foi patrocinado por Movimento Bem Maior, Criando, Doare, HYB, Instituto Lojas Renner, Myriad, Squadra Consultoria, Trackmob, Vakinha, Vera Solutions-Vindi-Treble.ai, Audisa, Chapel & York, Doks, Everest Frundraising, Métrica.Social, Nexo, Pinheiro Carrenho, Abrace Uma Causa, Ana Flavia Godoi, Certificadora Social, Giving Agency-Datalevel, GRPCOM, HTEC, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Phi, Slaviero Fundraising, Sociat, Tools4Change e Transform Tech.
Representando o Comitê Científico, Rafael Vargas celebrou o sucesso da curadoria do evento e o retorno positivo recebido dos participantes. “O Comitê sofreu bastante para escolher os palestrantes, relacionar os temas, mas pelo visto foi um sucesso. Recebemos muitos elogios pela programação e foi lindo encontrar toda essa alegria que é o Festival ABCR”.



A presidente da ABCR, Flávia Lang, também compartilhou sua visão sobre o evento e sobre o caminho percorrido. “O meu trabalho de voluntariado na ABCR começou no primeiro Festival. Desde então, eu acompanho ativamente as edições e já integrei o Comitê Científico por dez anos. É sempre inspirador acompanhar a evolução deste evento, que melhora e bate recordes a cada ano”, disse. “Chegar a esta edição com mais de 1.200 pessoas, vindas de todos os cantos do país, e ouvir feedbacks positivos nos enche de felicidade. É o que a gente espera ouvir depois de meses se dedicando. Nossa missão foi cumprida”.
Flávia também comentou os bastidores da festa de 25 anos e compartilhou um relato que a emocionou. “Ontem eu escutei uma coisa que me impactou bastante. Uma captadora falou: ‘você não sabe como eu me senti quando entrei nessa festa, porque normalmente sou eu que recebo as pessoas. Ontem, eu tive o meu dia’”, lembrou. Para Flávia, essa inversão de papéis representa a essência do Festival: um espaço de acolhida para quem acolhe e fortalece o terceiro setor.




Outro momento celebrado por ela foi o impacto real gerado pela masterclass de pitch, em que um dos participantes recebeu uma doação de R$ 300 mil em sala. “A gente nunca imaginou que isso pudesse acontecer. Mas o captador que teve coragem de fazer o pitch não perdeu a oportunidade. Foi um encontro único: um projeto apresentado no lugar certo, na hora certa, para a pessoa certa”.
O que vem por aí
A programação do Festival ABCR 2025 terminou, mas os conteúdos e conexões continuam. Nas próximas semanas, a ABCR vai compartilhar aprendizados e destaques extraídos das masterclasses, painéis e palestras que marcaram o evento. Para quem não pôde participar presencialmente, será uma oportunidade de acessar parte do conhecimento discutido; para quem esteve lá, é uma forma de relembrar os pontos-chave e continuar aprofundando os temas.
O Festival também teve cobertura do Observatório do Terceiro Setor, que acompanhou de perto os dois dias de evento e realizou entrevistas com participantes, palestrantes e lideranças da área. O resultado será um podcast especial sobre a ABCR, com reflexões, vozes e impressões coletadas diretamente do evento. O conteúdo será publicado em breve no canal do Observatório no YouTube e promete ampliar o alcance das discussões para além das salas e corredores do Festival.
A 18ª edição do Festival ABCR já tem data marcada: vai acontecer nos dias 24 e 25 de junho, novamente em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca. Acompanhe o site festivalabcr.org.br/ para ficar por dentro das novidades.