O ex-diretor de Captação de Recursos e Marketing da Oxfam Irlanda, Toby Bourke, já foi Líder Global de Aquisição de Doadores de Greenpeace e Diretor Interino do Greenpeace Reino Unido e no Canadá. Hoje, ele tem sua própria empresa de captação de recursos e foi um dos destaques da programação do Festival ABCR, quando definiu os seis pontos determinantes para uma boa história.
Assim, antes de lançar uma campanha, responda as seguintes questões e veja se está tudo claro:
Construiu conexão com seu público?
Não basta saber quem é o seu público, mas se a sua mensagem é interessante para chamar a atenção dele em pouco tempo.
Sua história tem um herói?
Alguém que se possa admirar.
Você apresentou o conflito?
Precisa existir um problema a ser solucionado, para criar empatia com a organização.
Indicou quem é o vilão?
Em algumas campanhas é possível identificar um responsável para conflito, como empresas petrolíferas em relação ao meio ambiente.
Você demonstrou a solução?
Onde sua organização/projeto quer chegar.
Sua história é forte e estimula à ação?
Trata-se da qualidade da mensagem, avalie se é forte o bastante para conquistar pessoas para sua causa.