No final de março de 2012, em São Paulo, a ABCR realizou sua Assembleia Geral Ordinária, na qual ocorreu a renovação de toda a Diretoria Nacional, dos Núcleos, Grupos e Conselho Fiscal da instituição. A Assembleia foi transmitida online e contou com a participação de cerca de 40 pessoas no local e mais 30 de todos os lugares do país assistindo a transmissão.
Abaixo, transcrevemos a ata da Assembleia:
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA
realizada em 26.mar.2012
No dia vinte e seis de março de 2012, às 10h20, na sala Chagal do Centro de Convenções do WTC Hotel, localizado à Av. Nações Unidas, 12559, Brooklin Novo, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, reuniram-se em segunda convocação os associados da ABCR que assinam a presente ata em lista separada. Nos termos do estatuto social, assumiu a presidência da reunião o Sr. Marcelo Estraviz Rodrigues, atual Presidente da Diretoria Executiva da ABCR, que convidou a mim, João Paulo Vergueiro, para secretariá-lo. A todos foi informada também a transmissão da Assembléia virtualmente para os associados, que puderam acompanhá-la ao vivo.
Iniciados os trabalhos, o Senhor Presidente declarou que esta Assembleia Geral Ordinária foi regularmente convocada por mensagem enviada a todos os associados no dia 26 de fevereiro de 2012, no seguinte teor: “Por meio da presente, e de acordo com o disposto nos artigos 17 e 19 do Estatuto Social da ABCR, convocamos todos os associados a comparecer à Assembléia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, que se realizará no dia 26 de março de 2012, segunda-feira, às 09h30, em primeira convocação, e às 10h00, em segunda convocação, à Sala Chagal, do Sheraton São Paulo WTC Hotel, na Av. Nações Unidas, 12559, Brooklin Novo, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, com a seguinte ordem do dia: 1. Apresentação e apreciação do Relatório de Atividades da gestão 2009-2012 (10’); 2. Apresentação e apreciação do Relatório Financeiro da ABCR e do parecer do Conselho Fiscal (10’); 3. Apresentação das candidaturas e eleição do Conselho Fiscal da ABCR para a gestão de 2012-2015 da ABCR (15’); 4. Apresentação das candidaturas e eleição da Diretoria Executiva para a gestão de 2012-2015 da ABCR (15’); 5. Apresentação das propostas e deliberação sobre a abertura de Núcleos Regionais e Grupos de Trabalho da ABCR da ABCR (10’); 6. Apresentação das candidaturas e eleição das Coordenadorias dos Núcleos Regionais e Grupos de Trabalho da ABCR para a gestão 2012-15 (20’); 7. Anuidade ABCR (10’); 8 Outros assuntos de interesse da entidade (15’). Em conformidade com o artigo 11 do Estatuto Social, letras a) e b) e parágrafo segundo, terão direito a voto todos os associados que estiverem em dia com sua contribuição social. Solicitamos confirmar presença com mensagem ao e-mail associado@captacao.org. São Paulo, 26 de fevereiro de 2012. Marcelo Estraviz Rodrigues, Presidente da Diretoria Executiva
Ao abrir a plenário, o Sr. Marcelo Estraviz e o Sr. Secretário João Paulo informaram que a lista de presença sendo passada aos presentes é para a presente reunião, devendo-se ler em seu cabeçalho o título “Assembleia Geral Ordinária”. Iniciando a ordem do dia, o Sr. Marcelo Estraviz solicitou a mudança na ordem da pauta do dia, para que a votação da nova composição da Diretoria Nacional e da do Conselho Fiscal (ítens 4 e 3) fossem antecipados, proposta aprovada pelos presentes. Em sendo assim, o Sr. Estraviz convidou a Sra. Célia Cruz e o Sr. René Steuer, fundadores da ABCR, para que, com ele, compusessem a mesa diretora do processo eleitoral da Diretoria Nacional da ABCR, o que foi feito. Em seguida, iniciou a apresentação das duas chapas, informando terem se candidato uma liderada pelo associado Michel Freller, como candidato a Presidente, e outra pelo Sr. João Paulo Vergueiro. Ao iniciar sua fala, o Sr. Michel Freller informou estar seu grupo renunciando à candidatura. O Sr. João Paulo então convidou os membros da sua chapa – ABCR 2012 – para se apresentarem, o que foi realizado com uma fala de todos. Após apresentar os candidatos, o Senhor Presidente deu iniciou à votação, apurando os votos dos presentes. Concluída a apuração, o Senhor Presidente declarou que a chapa ABCR 2012 foi eleita, por unanimidade de votos, e que neste ato tomam posse dos cargos. A Diretoria eleita assume a gestão da ABCR a partir desta Assembléia, com mandato até a Assembléia Geral Ordinária de 2015, sendo composta pelos seguintes membros: Composição Mínima Estatutária – Diretor Presidente: João Paulo Vergueiro – SP – associado 00180 – RG 25.787.129-9 SSP-SP – CPF 287.397.238-60 – casado – brasileiro – administrador; Diretora Vice-Presidente: Fagna Freitas – BA – associada 01011 – RG 1215775 SSP–ES – CPF 019.875.137-03 – casada – brasileira – captadora de recursos; Diretora Administrativa-Financeira: Daniela Weiers – SP – associada 00088 – RG 30.204.649-5 SSP-SP – CPF: 299.070.308-05 – casada – brasileira – administradora de empresas; Diretora Secretária: Patrícia Pásqua – SP – associada 1046 – RG 8.146.431-9 – CPF: 844.576.518-34 – divorciada – brasileira – psicóloga. Também foram indicados para compor o grupo outros associados que ocuparão diretorias não-estatutárias: Diretor de Relações Institucionais e Conduta: Jonas Flores – RS – associado 00010; Diretor de Relações Internacionais: Rodrigo Alvarez – SP – associado 00006; Diretora de Regionalização: Hosana Cabral – MG – associada 00479; Diretora de Conteúdo e Capacitação: Sandra Pedroso – RJ – associada 00305; Diretora de Comunicação: Ana Flávia Godoi – RJ – associada 01190; Diretora de Associados: Juliana Barrena – SP – associada 00973. Dando sequência à pauta, o Sr. Estraviz solicitou candidaturas de associados para a composição do Conselho Fiscal. Apresentaram-se como candidatos à titulares às três vagas as Sras. Flávia Lang Revkolevsky – Associada 00143; Sandra Maria Pires Vieira Sahd – Associada 00307; e o Sr. Michel Freller, associado 00258. Não havendo cargos em disputa, todos foram eleitos por unanimidade e tomaram posse como titulares e suplentes para mandato com vigor até a Assembleia Geral Ordinária de 2015. O próximo ponto de pauta (1), conforme apresentado pelo Sr. Presidente da mesa, foi a apresentação do relatório de gestão da então Diretoria Nacional da ABCR. O Sr. Marcelo Estraviz apresentou um documento, que vai anexo a esta ata, resumindo as principais conquistas da Diretoria nesses últimos três anos, e informou a todos estar bastante feliz e satisfeito com os resultados alcançados. À sua fala contribuíram a Sra. Célia Cruz e os Srs. René Steuer e Walter Topfstedt com elogios à Diretoria em saída. Finalmente, os Srs. Marcelo Estraviz e Márcio Zeppelini falaram da realização do FLAC 2012, que será entre os dias 23 e 25 de maio em São Paulo, e pediram o apoio de todos na sua divulgação e sucesso. O próximo ponto de pauta (2) foi a apresentação do relatório financeiro do ano de 2011 da Diretoria, o que foi feito pelo Sr. Michel Freller. Ele informou que não houve tempo hábil para que a empresa contratada de contabilidade preparasse o fechamento contábil de 2011, e que por isso o Conselho Fiscal não apreciou as contas conforme previsão estatutária. Apresentou, no entanto, um resumo da situação financeira da ABCR, que vai anexo a esta ata, e sugeriu que a obrigatoriedade de que o balanço seja aprovado no primeiro trimestre seja alterado no Estatuto, em virtude da sua impraticabilidade. Solicita da Assembleia, finalmente, autorização para que o balanço seja revisado posteriormente pela Diretoria e pelo novo Conselho Fiscal, o que é concedido pela plenária por unanimidade. Dando continuidade à Assembleia, o Sr Presidente inicia o próximo ponto de pauta (5), referente à criação de novos Núcleos Regionais e Grupo Temáticos da ABCR, conforme previsão do Regimento próprio já aprovado. Apenas uma proposta de criação de novo Núcleo é apresentada, do Núcleo Minas Gerais. A proposta é trazida por associados do Estado. O Sr. João Paulo pede à plenária aprovação do pedido, porém com autorização para criação independente do Núcleo do Triângulo Mineiro em virtude de haver essa demanda por parte dos associados de lá que estão começando a se organizar. A proposta de criação do Núcleo Minas Gerais é então aprovada por unanimidade, com a devida autorização solicitada. Em sequencia, como próximo ponto de pauta (6), o Sr. Presidente solicita aos associados presentes que apresentem candidatura para os Núcleos Regionais atualmente existentes: Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo e para o Grupo Temático de Cultura e o Grupo Temático de Educação da ABCR. À exceção do Núcleo de Brasília e do Grupo de Educação, que não tiveram candidatos, apresentaram-se chapas únicas para todos os demais núcleos e grupos, sendo elas compostas: Núcleo Bahia – Coordenador: Hagmar Freitas Madeira, associado 00830 – Vice Coordenador: Joao Manuel da Silva Neto, associado 01600; Núcleo Minas Gerais – Coordenadora: Hosana Cabral – associada 00479 – Vice Coordenador: Marcos Barroso de Resende, associado 01629; Núcleo Rio de Janeiro – Coordenadora: Ana Flávia Godoi – associada 01190 – Vice Coordenadora: Sandra Pedroso – associada 00305; Núcleo Rio Grande do Sul – Coordenador: Erson Leal Ramos, associado 00129 – Vice Coordenadora: Clarice Beatriz Puperi Ficagna, associada 01499; Núcleo São Paulo – Coordenadora: Sônia Maria Bonici, associada 00724 – Vice Coordenadora: Cacilda Andrade, associada 01469; Grupo de Cultura – Coordenadora: Lucimara Letelier, associada 01195 – Vice Coordenador: Maurício C C Cruz, associado 01674. Todas as chapas foram eleitas por unanimidade pela plenária, após os canditatos se apresentarem aos associados, e tomaram posse imediatamente com mandato com duração prevista até a Assembleia Geral Ordinária da ABCR de 2015. Concluído esse ponto de pauta o Sr. Presidente entrou no ítem 7, que trata da anuidade paga pelos associados para exercício dos plenos direitos junto à ABCR. O Sr. Marcelo Estraviz explicou que o valor atual é de 73 reais, vigente desde 2009. O Sr. Falcão defendeu a ideia de que, em determinado momento do desenvolvimento da ABCR, seja feita uma divisão paritária do valor da associação entre a Diretoria da ABCR e os Núcleos Regionais. Após longo debate dentre os presentes, onde se discutiu o valor agregado e benefícios para os associados, a participação em núcleos, ética profissional e prestação de serviços, chegou-se finalmente à três propostas em relação à anuidade: a) manutenção do atual valor; b) reajuste para 120 reais; c) reajuste para 180 reais. Por maioria dos votos dos associados presentes, foi escolhida a opção “c”, com a ressalva de que este valor entrará em vigor para a anuidade referente ao ano de 2013 em diante. O Secretário da assembleia explicou, finalmente, que estatutariamente a Diretoria Nacional tem autonomia para estabelecer o valor da anuidade e que seguira o mínimo estabelecido pela plenária, instância superior, pensando em formas adequadas de implementação da cobrança. Como último ponto de pauta (8) o Sr. Presidente abriu a mesa para outros assuntos. O Sr. João Paulo, recém eleito e empossado Presidente da ABCR, agradeceu a contribuição prestada à ABCR pelo Sr. Marcelo Estraviz nos últimos seis anos. A Sra. Célia Cruz informou que estava montando um grupo de estudos não-oficial sobre social finance, e se apresentou para receber interessados em participar dele. Fora isso, não foram apresentados outros tópicos para apreciação da plenária.
Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente ofereceu a palavra a quem dela quisesse fazer uso, e como ninguém se manifestasse, ao meio dia e quinze minutos declarou encerrados os trabalhos, suspensos pelo tempo necessário à lavratura desta ata, que lida e achada conforme, foi por nós assinada.
Marcelo Estraviz Rodrigues – Presidente da Assembléia
João Paulo Vergueiro – Secretário da Assembléia