Sistema de transferência do Banco Central tem sido cada vez mais usado para receber doações
O PIX tem alavancado a captação de recursos nas organizações da sociedade civil (OSCs) desde que foi implementado pelo Banco Central, em novembro de 2020. Cada vez mais, as organizações estão aderindo ao novo sistema como ferramenta para receber doações. Estudo da ABCR aponta que 80% das OSCs de todo o país têm pelo menos uma chave PIX e 15% pretendem aderir.
“Nós estamos falando de 95% das ONGs brasileiras dizendo que já aderiram ou vão aderir ao PIX. É um sucesso no nosso setor. Tem mais ONG aderindo ao PIX do que pessoa física”, afirma o diretor executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro.
Vergueiro ressalta como o PIX tornou simples e mais fácil a forma das pessoas doarem. “Acho ótimo que as organizações divulguem a chave PIX cada vez mais porque é fácil para as pessoas doarem e reforça a doação como fonte de renda das instituições. Precisamos mostrar nos materiais de comunicação como as pessoas podem ajudar e contribuir com doações. Com a chave PIX, isso vai se tornar um hábito”, reforça.
Além de ser simples, o PIX facilitou o recebimento de doações em 82% das organizações avaliadas, aponta o estudo. E metade delas informou que, em razão do PIX, já observou um crescimento no volume de doações recebidas.
O que é o PIX
O PIX é uma forma de fazer transações rápidas, como pagamentos ou transferências, em qualquer hora do dia, todos os dias da semana, 24 horas por dia. Inclusive, feriados. E mais: o dinheiro cai na conta em segundos. Diferente de transações como TED e DOC, não há custo para realizar transferências entre as contas pelo PIX, quando iniciada a partir de pessoa jurídica, nem a necessidade de ir a um caixa eletrônico.
Como Criar
Cadastre a chave PIX da sua organização no banco ou instituição onde possui conta pelo aplicativo ou site (internet banking). Há cinco opções de chave: CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou uma chave aleatória, gerada automaticamente pelo banco.
As transações podem ser realizadas a partir de uma conta corrente, poupança ou conta de pagamento, de pessoa física ou jurídica. Uma das vantagens é que, mesmo quem não tem conta em banco pode usar o PIX, basta usar como opção as empresas com sistemas de transações financeiras próprios, como as fintechs ou aplicativos de pagamento.
No caso da conta PJ, o usuário pode cadastrar múltiplas chaves aleatórias, seja vinculada a uma mesma conta ou em contas diferentes, desde que dentro do limite de 20 chaves por conta.
Como divulgar o PIX
Com o PIX é muito mais fácil divulgar dados da conta para doações. Uma forma prática é gerar um QR Code e divulgar em artes e fotos divulgadas no site, nas redes sociais e em materiais impressos. Com o celular, o potencial doador pode entrar no aplicativo, apontar a câmera para o QR Code, inserir um valor e doar.
Para tornar o processo ainda mais simples, a organização também pode criar um e-mail exclusivo para receber o Pix usando um termo atrativo, fácil de memorizar e que contenha o nome da iniciativa, doe@nomedaorganizacao.com.br. Ele pode ser usado como chave PIX. Não deixe de incluir essa estratégia na captação de recursos e aproveite todos os benefícios que a tecnologia oferece.
Confira outros conteúdos na ABCR que podem ajudar a sua organização na captação de recursos e veja como se tornar membro para ter acesso a materiais exclusivos e dicas de especialistas do setor.