Com o objetivo de fortalecer a aprendizagem da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e enfrentar os desafios educacionais no Brasil, o Itaú Social, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), lançou um edital inédito para reconhecer e fomentar projetos que promovam essa área do conhecimento nas escolas públicas. As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro para profissionais da educação, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades.
O edital “Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental” visa reconhecer iniciativas bem-sucedidas e fomentar o desenvolvimento de novos projetos. Os critérios incluem inovação, redução das desigualdades, aderência aos objetivos curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e eficácia na qualificação do ensino e promoção da aprendizagem.
O edital oferece duas modalidades de apoio:
Os projetos devem se encaixar em duas categorias: “Práticas de ensino-aprendizagem em Matemática”, que englobam desde o uso de recursos didáticos e planejamento pedagógico até iniciativas de recomposição de aprendizagens, círculos olímpicos e atividades de divulgação; e “Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades docentes em Matemática”, voltada para a formação e valorização de professores, incluindo formação continuada, produção de materiais pedagógicos, modelos de avaliação e ações de reconhecimento e intercâmbio profissional.
As inscrições devem ser realizadas na Plataforma de Editais do Itaú Social (https://www.itausocial.org.br/editais/matematica-nos-anos-finais-do-ensino-fundamental-em-escolas-da-rede-publica/) até às 18 horas (horário de Brasília) do dia 31 de outubro. A divulgação dos contemplados ocorrerá em janeiro de 2025.