O Instituto Equatorial lançou o 1º Edital Jornada Equatorial, com o objetivo de fortalecer 300 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) por meio de capacitação e assessoria técnica. O programa busca apoiar organizações que atuem preferencialmente nas áreas de qualificação profissional, empregabilidade, empreendedorismo, geração de renda, educação, biodiversidade e sustentabilidade.
Para se inscrever é preciso ter sede nos estados de Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí ou em municípios específicos do Rio Grande do Sul, com receita bruta de até 500 mil reais em 2023. Além disso, serão valorizadas organizações lideradas por mulheres, pessoas negras ou integrantes de povos e comunidades tradicionais, assim como aquelas que atendam populações em situação de vulnerabilidade.
Capacitação e assessoria
As OSCs selecionadas participarão de um programa de capacitação on-line com 18 horas de duração, dividido em três módulos: Organizações e Impacto Social, Elaboração de Projetos Sociais e Captação de Recursos e Leis de Incentivo. As aulas ocorrerão entre janeiro e julho de 2025 e incluirão atividades práticas para aplicação do conteúdo. Após a capacitação, as 20 organizações mais engajadas de cada turma (60 no total) receberão assessorias individualizadas, com consultores especializados, para desenvolver projetos voltados à captação de recursos via leis de incentivo e fundos públicos.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20 de dezembro de 2024, na página do edital: https://institutoequatorial.prosas.com.br.