O Fundo Brasil de Direitos Humanos anunciou a abertura das inscrições para o Edital Geral 2024 “Vozes por Direitos e Justiça: fortalecendo a autonomia e ação da sociedade civil”. Este ano, o edital presta homenagem ao intelectual, artista e ativista Abdias Nascimento, um dos fundadores do Fundo Brasil. Considerado um dos pensadores mais completos do século 20, dedicou sua vida à luta pelo fim da discriminação racial. Em comemoração ao que seria seu 110º aniversário em 2024, o edital incorpora elementos da obra “Paz e Poder”, uma tela de 1970 que pertence ao acervo do Museu de Arte Negra IPEAFRO.
O Edital “Vozes por Direitos e Justiça” destinará um montante total de 800 mil reais a pelo menos 20 organizações, grupos e coletivos de base que atuam na defesa dos direitos humanos em todo o território brasileiro. Os recursos serão destinados ao fortalecimento institucional, permitindo que os selecionados determinem os objetivos mais relevantes para a continuidade de seu trabalho.
O foco do edital é apoiar projetos que promovam a justiça social, de gênero, raça e climática, adotando uma perspectiva interseccional para reconhecer como marcadores étnico-raciais, de gênero e sexualidade influenciam a produção de desigualdades sociais no Brasil.
Entre os enfoques prioritários de apoio estão a defesa dos direitos das mulheres, com ênfase em mulheres negras, indígenas, de populações tradicionais e da comunidade LGBTQIAPN+, além de pessoas com deficiência. O edital também busca a defesa dos trabalhadores rurais, o combate à violência contra defensores de direitos socioambientais, o enfrentamento ao racismo e a valorização de religiões de matriz africana, entre outros temas cruciais.
O período de submissão de propostas vai até 29 de fevereiro de 2024, às 18h (horário de Brasília). Serão selecionadas 20 iniciativas, cada uma recebendo um apoio financeiro de até 40 mil reais. Os projetos terão um prazo máximo de execução de 12 meses. Para acessar o edital completo, clique aqui.