O Fundo Brasil de Direitos Humanos anunciou a abertura do edital Comunidades Tradicionais Lutando por Justiça Climática, uma iniciativa que visa fortalecer a resiliência de comunidades tradicionais em todo o Brasil, com especial atenção para a Amazônia e o Cerrado. O edital apoiará pelo menos 20 propostas com valores de até 50 mil reais por um período máximo de 12 meses.
O foco principal do edital é apoiar grupos, coletivos e organizações que atuam na defesa dos direitos socioambientais e das comunidades tradicionais. O Fundo Brasil encoraja propostas que enfrentem o racismo ambiental e os impactos das mudanças climáticas, priorizando temas como o direito à terra e território, alternativas produtivas, atividades de formação e incidência.
Cada organização, grupo ou coletivo pode apresentar apenas um projeto. Têm prioridade os projetos de organizações com pouco ou nenhum acesso a outras fontes de recursos, mesmo não formalizados ou sem CNPJ. É permitido apresentar propostas concomitantes para outros editais do Fundo Brasil abertos.
As propostas podem ser enviadas até as 23h59 (horário de Brasília) de 31 de janeiro de 2024. Para saber mais, clique aqui.