A Rede Comuá anunciou o lançamento da convocatória para o Programa Saberes 2025, que vai selecionar sete propostas de lideranças e profissionais da sociedade civil que receberão R$ 46 mil cada uma, para desenvolver projetos ao longo de oito meses. As inscrições estão abertas até 24 de novembro de 2024.
O Programa Saberes tem como objetivo incentivar a criação de soluções climáticas desenvolvidas por, para e com as comunidades brasileiras, respeitando suas especificidades e vulnerabilidades. A iniciativa faz parte da Comuá pelo Clima, lançada em 2024 para mobilizar fundos para projetos de justiça socioambiental e climática, especialmente em um ano marcado pela realização da COP 30 em Belém. Além do apoio financeiro, as pessoas selecionadas contarão com mentoria e participarão de atividades de intercâmbio de experiências.
Para participar, as propostas devem ter enfoque na filantropia comunitária e abordar temas como mobilização de recursos, confiança entre doadores e comunidades, e criação de narrativas para justiça socioambiental. As propostas serão avaliadas pela equipe da Rede Comuá e um comitê de especialistas. As atividades do programa começam em fevereiro de 2025, após a divulgação dos resultados no dia 31 de janeiro.
Mais informações sobre o edital estão disponíveis no site da Rede Comuá: redecomua.org.br/programa-saberes-2025/