No momento, você está visualizando Conselho Deliberativo anuncia início de processo de sucessão executiva na ABCR

Conselho Deliberativo anuncia início de processo de sucessão executiva na ABCR

O Conselho Deliberativo da ABCR informou aos membros da associação, por meio de mensagem por email enviada no final da tarde do dia 15 de agosto, o início do processo de sucessão na diretoria executiva da instituição. Segundo o texto, assinado por todo o Conselho da instituição, o atual diretor executivo João Paulo Vergueiro (JP) manifestou o interesse em fazer de 2022 o seu último ano inteiro no cargo, após 7 anos de dedicação na função. Com isso, exercendo sua competência estatutária, o Conselho Deliberativo deu início ao processo de escolha de uma pessoa para substituir o JP, com prazo de conclusão até o final deste ano.

Confira abaixo, na íntegra, o texto da mensagem enviada pelo Conselho Deliberativo da ABCR a seus quase 400 membros em todo o país:

 

Título: Aos membros da ABCR: sucessão na liderança executiva

Aos membros da ABCR,

Nos 22 anos desde que foi fundada a ABCR evoluiu muito.

Começou com a elaboração do Código de Conduta Ética e Padrões de Prática Profissional da Captação por um grupo de pessoas que desejavam ver no Brasil a prática profissional de captação de recursos difundida e reconhecida. Em seguida, nos instituímos como uma associação de facto e aos moldes das tradicionais associações de captadores de todo o mundo.

Em 2015 passamos por um momento de inflexão na nossa governança, com um novo Estatuto Social que extinguiu a então diretoria voluntária e criou o Conselho Deliberativo da ABCR, alinhado com as melhores práticas de gestão promovidas por instituições como BoardSource e Instituto Brasileito de Governança Corporativa.

Naquele momento, refletindo o novo Estatuto e a proposta de uma ABCR mais vibrante e estruturada que o Conselho queria trazer à associação, o ex-presidente João Paulo Vergueiro foi contratado como Diretor Executivo, o primeiro da nossa curta história, de até então 16 anos de atividade.

Mudamos muito desde então. Construímos uma nova identidade visual e dois novos sites, fortalecemos nossa atuação com incidência política e defesa do setor, passamos a nos fazer atuantes em redes da filantropia nacional e internacional, começamos a publicar conteúdo, estudos e pesquisas.

Temos hoje uma nova ABCR, e vamos seguir crescendo e nos desenvolvendo.

Depois de sete anos de dedicação como diretor executivo, o JP, como nós carinhosamente o conhecemos, decidiu que gostaria de iniciar uma nova fase em sua vida, e comunicou ao Conselho sua opção por fazer de 2022 o seu último ano inteiro como gestor da ABCR, conforme foi anunciado na Assembléia Geral Ordinária e no Festival ABCR.

Seremos eternamente gratos pela dedicação do JP a ABCR e pelos resultados do seu trabalho à frente da nossa associação e para o setor.

Em observância às competências previstas pelo Estatuto Social da ABCR (artigo 20, inciso VIII e artigo 22, parágrafo único) o Conselho Deliberativo deu início ao processo de sucessão na liderança executiva, com calma e a devida atenção que o tema demanda. Este processo já está em curso com um novo profissional, sendo que a definição do novo diretor executivo será anunciada no final deste ano.

Assim, zelando pela transparência junto aos nossos associados, emitimos este comunicado e nos colocamos à disposição para esclarecer dúvidas.

Atenciosamente,

Márcia Kalvon Woods – Presidente (ABCR 221)
Michel Freller – Vice Presidente (ABCR 258)
Andrea Peçanha Travassos (ABCR 3173)
Ana Carolina Pinheiro Carrenho (ABCR5492)
Camila Cheibub Figueiredo (ABCR 4453)
Nailton Cazumba (ABCR 5486)
Rafael Vargas (ABCR 1332)
Victor Graça (ABCR 2913)

Conselho Deliberativo
Associação Brasileira de Captadores de Recursos
www.captadores.org.br

Deixe um comentário