No próximo dia 3 de dezembro, vai acontecer mais uma edição do Dia de Doar, um movimento liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e que faz parte da iniciativa global #GivingTuesday. Com mais de uma década de participação, o Brasil vê resultados expressivos na mobilização e na cultura de doação. O relatório de atividades do último ano, que ocorreu em 28 de novembro de 2023, lançado recentemente, revelou o impacto do movimento, mostrando o fortalecimento da cultura de doação em todo o país.
Realizado anualmente na primeira terça-feira após a Black Friday, o Dia de Doar mobilizou diversas comunidades em ações solidárias, refletindo a crescente adesão em todo o Brasil. “Pudemos perceber que as organizações da sociedade civil estão mais habituadas a promover a causa colaborativa, mas ainda enfrentamos dificuldades no reconhecimento de quem está fora da bolha do terceiro setor, indicando necessidade de ampliar as parcerias e trabalho em conjunto por um dia de celebração da doação”, comenta Carolina Farias, líder do Dia de Doar.
Ao longo do ano, foram consolidadas parcerias estratégicas e desenvolvidos projetos importantes, como o curso on-line sobre Mobilização de Doações e o Programa de Voluntariado Digital. Além disso, parcerias com as organizações Rede Filantropia, IDIS, Gerando Falcões e Movimento por uma Cultura de Doação reforçaram a rede de apoio ao movimento.
O Dia de Doar 2023 consolidou-se como uma plataforma para estimular a generosidade e o engajamento social, tanto nas grandes cidades quanto em regiões menores. O relatório apresentou resultados significativos, evidenciando o impacto crescente da data em diversas localidades. Com um ticket médio de R$ 35,29, houve uma retração de 20% em comparação ao ano anterior, mas a popularidade do evento segue em alta em outros aspectos.
Entre os destaques, o uso do PIX como método de doação cresceu 11%, mostrando preferência de quem doar por transações rápidas e acessíveis. O movimento também se expandiu para 25 novas cidades, totalizando 51 localidades que oficializaram a data em seus calendários.
As campanhas comunitárias, uma das principais forças do movimento, registraram 92 ações, um aumento de 22% em relação a 2022. Grandes influenciadores, como Ivete Sangalo e Tiago Leifert, impulsionaram a hashtag #DiaDeDoar, que alcançou 39 milhões de pessoas nas redes sociais.
O investimento em 40 campanhas comunitárias somou R$ 46 mil, com o orçamento total do evento atingindo R$ 212.478,00, reforçando o compromisso com o fortalecimento das ações de doação. O movimento contou com o apoio financeiro de parceiros como Movimento Bem Maior, Joana Mortari, Rodrigo Pipponzi, Fundação José Luiz Egydio Setubal e FECAP.
Outras atividades incluíram a articulação de campanhas, a atualização do site oficial, o desenvolvimento de materiais de comunicação, a participação em eventos, o lançamento de um videocast. A promoção da campanha na intranet dos Servidores Públicos Federais e a manutenção das redes sociais também foram fundamentais para o sucesso do movimento.
Em 2024, o Dia de Doar acontece em 03 de dezembro e promete ser ainda mais mobilizador, incentivando a cultura de doação no país. “O compromisso em inspirar e engajar mais pessoas continua, visando construir uma sociedade mais solidária e conectada, fortalecendo a cultura de doação no país”, complementa Carol.
Um vídeo com o resumo do relatório já está disponível no canal do Dia de Doar no YouTube. Para consultar o relatório completo de atividades do Dia de Doar 2023, clique aqui.