Temos reforçado na ABCR a importância das organizações olharem com atenção a captação de recursos com pessoas físicas. Indivíduos doam, em sua grande maioria, porque aderem à causa e porque acreditam no que a organização está fazendo. E doadores individuais podem garantir um fluxo estável e previsível de dinheiro “não carimbado”, que vai servir para a organização desenvolver suas atividades e financiar sua operação. Hoje, trazemos traduzido um artigo que apresenta 18 dicas e sugestões para que se desenvolva um programa de sucesso para a captação de doações mensais. Vale a leitura!
18 dicas para criar um programa de doações mensais de sucesso
Eu estou impressionada com o poder de um programa de doações mensais. Eis o porque:
Então, porque estamos correndo para criar um programa de doação mensal?
Aqui estão uma série de dicas para você começar a AGIR:
1. Obtenha o compromisso da sua organização.
O programa frequentemente começa devagar e vai construindo uma dinâmica ao longo do tempo. É preciso ter certeza de que vai manter o curso do programa, caso contrário não o faça.
2. Esteja preparado para investir tempo e recursos.
Leva algum tempo para se obter o sucesso que será bem recompensado mais tarde.
Você precisará estar preparado para investir mais para difundir seu programa enquanto ele se desenvolve.
3. Coloque alguém no comando.
Quando você tem uma pessoa responsável que assume o comando do programa, isso faz toda a diferença.
4. Tenha uma estrutura de apoio tecnológico preparada.
Você precisa de um plano para lidar com a inadimplência, cartões expirados, doações no cartão negadas, etc. E você precisará também de um bom relatório para rastrear, medir e ajustar o seu programa.
5. Identifique seus potenciais doadores mensais.
São seus doadores mais fiéis – aqueles que doam mais vezes por ano.
6. Crie mini campanhas direcionadas a segmentos específicos dos doadores.
Tente enviar pedidos de doação específicos a ex-membros da diretoria. Ou a seus voluntários.
7. Use diferentes canais.
Use e-mail, telefone, internet, voluntários, eventos, revistas, reuniões, TV, radio. Todos eles funcionam.
8. Use o telefone para acompanhamento.
É importante fazer algumas ligações para pedir aos doadores que façam esse tipo de investimento.
9. Mostre aos doares que suas doações ajudam ações específicas.
Diga aos seus doadores como o dinheiro será utilizado: 25 reais protegerá um acre na floreta, 50 reais proporcionarão cinco refeições por semana a uma criança carente.
Doadores adoram isso. Você não?
10. Peça sempre por “upgrades”!
Esta também é uma ação simples: “Você gostaria de doar trinta, ao invés dos vinte reais por mês”.
11. Ofereça a “doação mensal” a todos os seus doares nas cartas de agradecimento.
O “mais cedo que uma segunda doação for dada, ou um indivíduo se tornar um doador mensal, mais leais e valiosos para sua organização eles se tornam” diz o especialista Davis Hazeltine.
12. Testar, testar e testar cada vez mais.
Pode levar tempo para conseguir acertar.
Se seus primeiros pedidos (appeals) não estão funcionando bem, faça ajustes e testes. Até acertar.
Pergunte também a alguns doadores sobre suas reações para descobrir o que mais chama a atenção deles.
13. Adicione urgência em suas imagens.
Sempre.
Você precisa expressar uma “necessidade de apoio imediata, urgente e permanente”.
Se você conseguir fazer isso, então conseguirá montar um programa de doação mensal, diz Lisa Sargent.
14. Crie um espaço para seus doadores mensais em sua pagina inicial.
Muito, muito importante! Enfatize isso – não apenas uma doação, mas uma doação mensal – em destaque, por assim dizer.
15. Dê aos seus doadores mensais uma marca legal.
Dê um nome ao seu grupo. Médicos Sem Fronteiras chamam seus doadores de “Doadores sem Fronteiras”.
O Hospital Infantil de Boston os chamam de “Realizadores de Sonhos”.
16. Dê aos seus doadores mensais um ótimo atendimento.
As pessoas que dão mais esperam receber mais.
Deixar seus doadores mensais sozinhos é provavelmente o maior erro que você pode cometer. Se você não os trata de uma maneira mais atenciosa e especial, não reconhecendo a sua generosidade, eles vão cair fora.
17. Use um kit de boas vindas.
Seus doadores mensais estão fazendo um grande compromisso com você, portanto deixe claro a eles o quanto são importantes.
A chave não é o que você envia, mas o quão rápido você o envia, de acordo com a especialista Jo Sullivan.
18. Encontre maneiras especiais de agradecer.
Seja criativo ao agradecer.
Será recompensador!
Autora: Erica Waasdorp
Texto original: http://www.gailperry.com/2013/06/18-tips-to-create-a-wildly-successful-monthly-giving-program/