Nesta semana, uma iniciativa de captação de recursos da organização britânica Water Aid, que imprimiu, nos dois lados de sacolas plásticas, o conteúdo de uma mala direta pedindo doações, e as enviou por todo o país. Conheça!
A perspectiva da SOFII:
Este é um projeto brilhante e envolvente, que ocorre por meio de mala direta. O método funciona muito bem porque, além de adequado, serve para engajar o doador, introduzindo-lhe o real significado do que deve ser andar vários quilômetros todos os dias para buscar água para suprir as necessidades de sua família.
Meio de comunicação:
Mala direta
Tipo de caridade:
Ajuda internacional/desenvolvimento
Público-alvo:
Indivíduos
País de origem:
Reino Unido
Criador:
Burnett Associates Limited. A equipe por detrás da ideia foi Derek Humphries, Jason Potts e Simon Robinson.
Resumo / objetivos:
Este foi um caloroso pedido para que os colaboradores fizessem uma doação especial. O projeto foi criado para causar o máximo de impacto, usando um formato nunca antes utilizado em projetos de arrecadação de recursos e que deu certo, quebrando todas as regras. Água é pesada, desajeitada e difícil de carregar. Todos os dias, nos países em desenvolvimento, milhares de mulheres (principalmente) enfrentam a difícil tarefa de buscar e transportar água da nascente até as suas casas. É uma obrigação diária muito cansativa, que a maioria dos doadores encontraria dificuldade para imaginar. Esse conceito poderia ser eventualmente utilizado como um apelo em uma campanha de arrecadação de fundos? A WaterAid acreditou que sim, então, respondeu positivamente quando a sua agência na época, a Burnett Associates Limited, surgiu com a idéia inusitada de imprimir o conteúdo enviado via mala direta nos dois lados de uma sacola plástica. Os leitores foram convidados a encher a sacola com água até a metade para ver como é difícil transportá-la. A decisão da WaterAid de investir em um projeto como esse foi inovador, quebrando todas as regras. Mas, às vezes, as regras devem ser quebradas, você não acha?
Histórico:
Esse foi um teste criativo de um novo método para engajar pessoas.
Principais características
A parte principal do texto que era enviado via mala direta foi impresso em um saco plástico. Os sacos plásticos eram embrulhados com papel que levavam o nome e endereço do destinatário, além de uma carta explicativa e um formulário para resposta.
Custo:
Não informado.
Resultados:
A campanha gerou melhores resultados do que aqueles alcançados com apelos padrões e, não surpreendentemente, gerou uma ou duas queixas a mais do que com os apelos padrões também. Derek pensa que as queixas foram de pessoas que consideram os sacos plásticos como “obras do diabo” (elas devem estar à frente de projetos que pregam a reutilização das sacolas de sisal).
Méritos:
É inspirador, inovador e envolvente. Vai inspirar outras pessoas a serem igualmente inventivas.
Outras informações relevantes:
A WaterAid não precisa se preocupar muito com o recrutamento de voluntários, uma vez que a indústria de água do Reino Unido lhe oferece um espaço gratuito nas conta de água de todo país, o que lhe garante que aproximadamente 15 mil pessoas se comprometam com a sua causa.
Original em português: http://www.sofii.org/showcase-item?hall=390&id=71&pos=5
Original em inglês: http://www.sofii.org/node/747