A décima edição da pesquisa BISC – Benchmarking do Investimento Social Corporativo, lançada recentemente, atualizou os dados sobre como as empresas investem socialmente e comprovou uma característica que é bastante típica do Brasil: as empresas preferem administrar elas mesmas os seus recursos sociais a doar para as organizações da sociedade civil. Dos 2 bilhões e 400 milhões de reais que foram investidos pelas empresas em 2016, apenas 512 milhões foram doados, ou cerca de 21%.
A pesquisa BISC é realizada desde 2007 e abrange um grupo de 268 grandes empresas brasileiras, e 18 institutos/fundações empresariais. Outro resultado da pesquisa desse ano, que reforça o que já vinha sendo identificado nos anos anteriores, é que o maior investimento social das empresas tem a educação como causa, com 926 milhões de reais.
A cobertura sobre como foi o lançamento do BISC, realizado dia 01 de dezembro, pode ser vista em http://www.comunitas.org/portal/bisc-10-anos-dados-de-2017-confirmam-a-consolidacao-dos-investimentos-sociais-corporativos/.
O relatório completo da pesquisa está disponível em http://link.gmapp4.net/x/c?c=1774270&l=3e25d01f-e90d-44d4-9e10-7e132f97542c&r=5b57e5d2-5479-452b-be23-b3339aad68f1.