O estudo anual Giving USA, em sua edição recém publicada, apontou que os americanos doaram, para as organizações da sociedade civil, o recorde de 390 bilhões de dólares em 2016, mais de 1 trilhão e 250 bilhões de reais. Desse total, 80% foram doados por indivíduos, mais de 1 bilhão de reais em 2016, de longe a maior fonte de recursos para organizações da sociedade civil. Em segundo lugar na lista de maiores fontes estão outras organizações (no caso americano, as fundações), com 15% de tudo o que é doado, e as empresas, com 5% do total de doações.
Do total doado nos Estados Unidos, 32% vai para organizações com foco religioso, 15% para organizações de educação, 12% de assistência social, 10% é doado para fundações financiadoras e 8% para organizações da saúde.
A pesquisa americana é realizada por uma organização da sociedade civil chamada Instituto Giving, uma associação criada para desenvolver pesquisa e promover a cultura de doação nos Estados Unidos.
Confira o release completo sobre o Estudo, em inglês, na página https://givingusa.org/giving-usa-2017-total-charitable-donations-rise-to-new-high-of-390-05-billion/.
E veja abaixo o infográfico com os principais resultados da edição 2017 do Giving USA.